Educação ambiental e animalidade

produzindo ciência com projetos no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v24i2.8660111

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Animalidade, Educação ambiental, Pedagogia de projetos

Resumo

O texto discorre sobre um projeto desenvolvido com 22 alunos de 5º ano do Ensino Fundamental. A experiência pedagógica foi desenvolvida no ano de 2016 numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul, no município de Porto Alegre - RS. Justifica o tema do projeto com base em investigações precedentes do autor. Estas, concomitantemente, davam lastro para criar alternativas para abordar conteúdos de ciências do plano de estudos do 5º ano e para dar conta de inquietações dos alunos que foram evidenciadas em aulas anteriores. Parte do pressuposto de que há uma relativa lacuna no que diz respeito a muitos estudos em Educação Ambiental que se mantêm com olhares antropocêntricos, apesar de imensos esforços no sentido de se desviar desse viés, e relegam discussões sobre a animalidade humana a segundo plano. Apresenta as atividades realizadas com os alunos arrolando também estratégias utilizadas e intervenções do professor. Por fim, traz considerações expondo e refletindo alguns resultados do projeto e articulando a experiência com a teoria de Pedagogia de Projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Avila Colla, Prefeitura Municipal de Esteio

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Porto Alegre, RS - Brasil. Professor de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Esteio. Esteio, RS - Brasil.

Referências

CARNEVALLE, Maíra Rosa. Ligados.com ciências. São Paulo: Saraiva, 2014.

COLLA, Rodrigo Avila. Animalidade e educação moral: cenas da vida selvagem na escola. Tese (Doutorado em Educação) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2018, 277p.

COLLA, Rodrigo Avila. Animalidade, moral e subjetivação: pelo reconhecimento da alteridade para além do outro-humano. Revista Educação (UFSM), Santa Maria, v. 39, n. 3, p. 629-640, set./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.5902/198464445671

COLLA, Rodrigo Avila. Mãe natureza nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagens, discursos e obstáculos em Educação Ambiental. Educação Ambiental em Ação, v. 38, p. 1137, 2011. Disponível em: http://www.revistaea.org/pf.php?idartigo=1137 . Acesso em: 02 de março de 2020.

GRÜN, Mauro. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 2011. DOI: https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol2.n1.p185-206

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos curriculares. In: HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 61-84.

KINDEL, Eunice A. I. Uma nova maneira de ensinar sobre a natureza. Pátio: educação infantil, Porto Alegre, v. 8, n. 25 (out./dez. 2010), p. 8-10.

MORRIS, Desmond. O macaco nu. Rio de Janeiro: Record, c1967.

NIETZSCHE, Friedrich W. Así Habló Zaratustra. Buenos Aires: Libertador, 2009.

RODRIGUES, Vera Regina (coord.). Muda o Mundo, Raimundo. Brasília: WWF, 2002.

VIEIRA, Eduardo Pontes. Somos Todos Iguais? E o que isso tem a ver com Ciências? In: BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização. Caderno 08 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2015.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. São Paulo: Nova Cultura, 1996.

PORTAIS DA WEB UTILIZADOS

BRASIL ESCOLA. Natureza e ação humana. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/natureza-acao-humana.htm . Acesso em: 03 de maio de 2020.

COLA DA WEB. O animal humano. Disponível em: http://www.coladaweb.com/biologia/evolucao/o-animal-humano . Acesso em: 05 de abril de 2020.

O MELHOR DA NATUREZA, A água no corpo humano. Disponível em: http://omelhordanatureza.com.br/meio-ambiente/a-agua-no-corpo-humano. Acesso em 05 de abril de 2020.

INFOESCOLA. Biodiversidade. Disponível em: http://www.infoescola.com/geografia/biodiversidade/ . Acesso em 04 de maio de 2020.

REVISTA SUPERINTERESSANTE. O homem não é o único animal racional. São Paulo: Abril, 2011, 289.ed. Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/o-homem-nao-e-o-unico-animal-racional. Acesso em 05 de abril de 2020.

Downloads

Publicado

2022-05-23

Como Citar

Colla, R. A. (2022). Educação ambiental e animalidade: produzindo ciência com projetos no ensino fundamental. ETD - Educação Temática Digital, 24(2), 472–490. https://doi.org/10.20396/etd.v24i2.8660111