Resumo
O texto discorre sobre um projeto desenvolvido com 22 alunos de 5º ano do Ensino Fundamental. A experiência pedagógica foi desenvolvida no ano de 2016 numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul, no município de Porto Alegre - RS. Justifica o tema do projeto com base em investigações precedentes do autor. Estas, concomitantemente, davam lastro para criar alternativas para abordar conteúdos de ciências do plano de estudos do 5º ano e para dar conta de inquietações dos alunos que foram evidenciadas em aulas anteriores. Parte do pressuposto de que há uma relativa lacuna no que diz respeito a muitos estudos em Educação Ambiental que se mantêm com olhares antropocêntricos, apesar de imensos esforços no sentido de se desviar desse viés, e relegam discussões sobre a animalidade humana a segundo plano. Apresenta as atividades realizadas com os alunos arrolando também estratégias utilizadas e intervenções do professor. Por fim, traz considerações expondo e refletindo alguns resultados do projeto e articulando a experiência com a teoria de Pedagogia de Projetos.
Referências
CARNEVALLE, Maíra Rosa. Ligados.com ciências. São Paulo: Saraiva, 2014.
COLLA, Rodrigo Avila. Animalidade e educação moral: cenas da vida selvagem na escola. Tese (Doutorado em Educação) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2018, 277p.
COLLA, Rodrigo Avila. Animalidade, moral e subjetivação: pelo reconhecimento da alteridade para além do outro-humano. Revista Educação (UFSM), Santa Maria, v. 39, n. 3, p. 629-640, set./dez. 2014.
COLLA, Rodrigo Avila. Mãe natureza nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagens, discursos e obstáculos em Educação Ambiental. Educação Ambiental em Ação, v. 38, p. 1137, 2011. Disponível em: http://www.revistaea.org/pf.php?idartigo=1137 . Acesso em: 02 de março de 2020.
GRÜN, Mauro. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 2011.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos curriculares. In: HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 61-84.
KINDEL, Eunice A. I. Uma nova maneira de ensinar sobre a natureza. Pátio: educação infantil, Porto Alegre, v. 8, n. 25 (out./dez. 2010), p. 8-10.
MORRIS, Desmond. O macaco nu. Rio de Janeiro: Record, c1967.
NIETZSCHE, Friedrich W. Así Habló Zaratustra. Buenos Aires: Libertador, 2009.
RODRIGUES, Vera Regina (coord.). Muda o Mundo, Raimundo. Brasília: WWF, 2002.
VIEIRA, Eduardo Pontes. Somos Todos Iguais? E o que isso tem a ver com Ciências? In: BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização. Caderno 08 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2015.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. São Paulo: Nova Cultura, 1996.
PORTAIS DA WEB UTILIZADOS
BRASIL ESCOLA. Natureza e ação humana. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/natureza-acao-humana.htm . Acesso em: 03 de maio de 2020.
COLA DA WEB. O animal humano. Disponível em: http://www.coladaweb.com/biologia/evolucao/o-animal-humano . Acesso em: 05 de abril de 2020.
O MELHOR DA NATUREZA, A água no corpo humano. Disponível em: http://omelhordanatureza.com.br/meio-ambiente/a-agua-no-corpo-humano. Acesso em 05 de abril de 2020.
INFOESCOLA. Biodiversidade. Disponível em: http://www.infoescola.com/geografia/biodiversidade/ . Acesso em 04 de maio de 2020.
REVISTA SUPERINTERESSANTE. O homem não é o único animal racional. São Paulo: Abril, 2011, 289.ed. Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/o-homem-nao-e-o-unico-animal-racional. Acesso em 05 de abril de 2020.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 ETD - Educação Temática Digital