As disciplinas escolares

entre classificação das ciências e hierarquia dos saberes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8660167

Palavras-chave:

Disciplinas escolares, Árvore do conhecimento, Classificação científica, Escola primária, Professor

Resumo

Para representar a multiplicidade unificada do conhecimento, os enciclopedistas conceberam a "árvore do conhecimento". O percurso, do tronco aos melhores ramos, ordena, ao mesmo tempo, as áreas de conhecimento, os níveis de especialização e as etapas do currículo, da escola à universidade. De fato, apesar de seus rótulos estáveis ​​(matemática, história), disciplinas, conhecimentos e ciências estão sujeitos a restrições e lógicas heterogêneas, mas a imagem da árvore que habita nosso inconsciente escolar torna outras possíveis classificações disciplinares quase "impensáveis"

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Biografia do Autor

Anne-Marie Chartier, École Normale Supérieure de Lyon

Filosofa, Doutora em Ciências de Educação pela Université Paris V. Foi professora do Institut Universitaire de Formation de Maîtres (1990-1996), é pesquisadora aposentada e maître de conférences no Service d'Histoire de l'Éducation - Institut National de Recherche Pédagogique (INRP) – Lyon – France.

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Publicado

2020-11-09

Como Citar

CHARTIER, A.-M. As disciplinas escolares: entre classificação das ciências e hierarquia dos saberes. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 4, p. 812–819, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i4.8660167. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8660167. Acesso em: 3 dez. 2021.