Banner Portal
As disciplinas escolares
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Disciplinas escolares
Árvore do conhecimento
Classificação científica
Escola primária
Professor

Como Citar

CHARTIER, Anne-Marie. As disciplinas escolares: entre classificação das ciências e hierarquia dos saberes. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 4, p. 812–819, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i4.8660167. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8660167. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Para representar a multiplicidade unificada do conhecimento, os enciclopedistas conceberam a "árvore do conhecimento". O percurso, do tronco aos melhores ramos, ordena, ao mesmo tempo, as áreas de conhecimento, os níveis de especialização e as etapas do currículo, da escola à universidade. De fato, apesar de seus rótulos estáveis ​​(matemática, história), disciplinas, conhecimentos e ciências estão sujeitos a restrições e lógicas heterogêneas, mas a imagem da árvore que habita nosso inconsciente escolar torna outras possíveis classificações disciplinares quase "impensáveis"

https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8660167
PDF (Español (España))

Referências

BAUBEROT, Jean. La Morale laïque contre l’ordre moral. Paris: Seuil. 1997.

BLANCKAERT, Christian. La discipline en perspective. In: BOUTIER, Jean, PASSERON, Jean Claude ; REVEL, Judith. (Dir.). Qu’est-ce qu’une discipline? Paris: éditions de l’EHESS, 2006. p.117-151.

CARDON-QUINT, Clémence. Lettres impures? Les lettres modernes, de l’institution à la consécration (1946 aux années 1980). Histoire de l’éducation, n.129, p. 39-84, 2011 .

CHARTIER, Anne-Merie. Un dispositif sans auteur: cahiers et classeurs dans l’école primaire, Hermès, n.25, p.207-218, 1999.

CHERVEL, André. Historia de las disciplinas escolares: reflexiones sobre un campo de investigación. Revista de educación, n.295, p.59-119, 1991.

CHERVEL, André. La culture scolaire. Une approche historique. Paris: Belin, 1998. 239 p.

CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Editorial Aique. 1991.

CORTIER, Claude; PARPETTE, Chantal. De quelques enjeux et usages historiques du Français fondamental Documents, n.36, p.9-12, 2006.

DARNTON, Robert. L’angoisse épistémologique: de l’encyclopédisme à la publicité. In: DARNTON, Robert, Pour les lumières: défense, illustration, méthode. Pessac: Presses universitaires de Bordeaux, p. 51-75. 2002.

DURKHEIN, Émile. La evolución pedagógica en Francia. GRAS, Alain (Comp.). Sociología de la educación. España: Narcea SA de Ediciones, 1980.

ETEVE, Christiane. ET LIQUETE, Vincent. Vers une collégialité du travail enseignant: les travaux personnels encadrés (TPE) dans les lycées ». In : Marcel, Jean-François (Dir.). Les Pratiques enseignantes hors la classe. Paris : L’Harmattan, p. 131-146, 2004.

FABIANI, Jean Louis. À quoi sert la notion de discipline? In : BOUTIER, Jean ; PASSERON, Jean Claude; REVEL, Jacques (Dir.). Qu’est-ce qu’une discipline ? Paris: éditions de l’EHESS, p.18-19, 2006.

JEY, Martine. La Littérature au lycée, invention d’une discipline (1880-1925). Metz: Université de Metz. 1998.

LICOPPE, Christian. La Formation de la pratique scientifique: le discours de l’expérience en France et en Angleterre (1630-1820). Paris: La Découverte. 1996.

LOCHER, F. Configurations disciplinaires et sciences de l’Observatoire. In: BOUTIER, Jean; PASSERON, Jean Claude ; REVEL, Jacques (Dir.). Qu’est-ce qu’une discipline? Paris: éditions de l’EHESS. 2006.

PIAGET, Jean et al. Lógica y conocimiento científico: epistemología de las ciencias humanas. Buenos Aires: Proteo, 1972.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.