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Gestão para resultados e controle do trabalho docente na política educacional paulista (2011-2014)
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Trabalho docente
Política educacional
Sistema de ensino do Estado de São Paulo
Programa educação compromisso de São Paulo
Gestão educacional

Como Citar

JACOMINI, Márcia Aparecida; BRUINI, Eliane da Costa; SILVA, Caio Cabral da. Gestão para resultados e controle do trabalho docente na política educacional paulista (2011-2014). ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 4, p. 976–995, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i4.8661570. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8661570. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo investigamos a política educacional da rede estadual paulista na gestão 2011-2014, com foco no Programa Educação Compromisso de São Paulo (PECSP), verificando se houve aprofundamento da visão gerencialista que orientou a gestão da educação paulista desde meados dos anos de 1990. Para tal foi realizado estudo documental e levantamento de bibliografia relativa ao tema. O conceito de Estado integral de Antonio Gramsci e a análise de políticas públicas orientaram o exame do processo de formulação e o conteúdo da política educacional. Constatamos que houve intensificação da implantação da gestão gerencial na educação paulista, que se expressa na participação de instituições privadas vinculadas ao capital no delineamento de um conjunto de medidas,  que foram configurando formas de gestão do sistema e da escola que exigem do diretor escolar um alinhamento cada vez maior às políticas oficiais e aos mecanismos de controle do trabalho docente e de gestão que dificultam a efetivação da participação da comunidade e se distanciam do princípio constitucional da gestão democrática.

https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8661570
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Referências

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