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Narrativas de professores de uma escola democrática
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Palavras-chave

Narrativas de professores
Práticas educativas
Educação democrática

Como Citar

POSSATO, Beatris Cristina; MONÇÃO, Maria Aparecida Guedes. Narrativas de professores de uma escola democrática . ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 3, p. 692–709, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i3.8661964. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8661964. Acesso em: 3 dez. 2024.

Resumo

Este relato de experiência apresenta parte de uma pesquisa de pós-doutorado realizada no Instituto Pandavas, escola comunitária de ensino fundamental que iniciou seu trabalho na década de 1970, baseada na antroposofia. Em 2013, passou a ser uma das escolas democráticas brasileiras, utilizando a pedagogia de projetos, na tentativa de diluir a separação dos alunos por séries/idades, bem como os horários fixos das aulas. Para isso, a escola delineou uma organização pedagógica em que os alunos definem os rumos de seu desenvolvimento, com base na autonomia, na emancipação de cada indivíduo e na gestão democrática. Para compreender esse contexto, realizou-se uma pesquisa narrativa com os professores e a coordenadora pedagógica dessa instituição. O objetivo deste relato é compreender as percepções de professores e coordenadora pedagógica sobre suas experiências na escola comunitária Pandavas. As narrativas mostraram que, por meio das assembleias, do diálogo, da “Educação para pensar, sentir e agir” e das práticas participativas, é possível aos alunos assumir seu papel de sujeitos sociais, coletivos, expandindo sua capacidade de ler o mundo, problematizando-o por meio de uma práxis transformadora. O relato dos professores foi possível permitiu observar que a educação para a humanização não é algo somente para os alunos, pois os professores igualmente são formados nessa perspectiva e podem se autorrealizar, expressando seus sentimentos, ao mesmo tempo em que consideram o lado emocional dos alunos no cotidiano escolar, em um processo dialógico que vislumbra uma educação para a transformação social.

https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8661964
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