A formação do turismólogo no Instituto Federal Farroupilha na perspectiva do currículo integrado e da verticalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8663476

Palavras-chave:

Turismólogo, Gestão de turismo, Ensino integrado

Resumo

O crescimento da atividade turística em diversas localidades impulsiona a busca pela formação com foco na atuação nos diversos setores oferecidos no mercado de trabalho. Nesse sentido, no campo dos estudos formais, o Brasil, atualmente, possui uma grande oferta de cursos de nível superior que contribuem para a formação de turismólogos, incluindo aqueles ofertados nos Institutos Federais de Educação. Entende-se que o ensino no espaço dos Institutos Federais de Educação, pautada nos princípios da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), possibilita a formação de um egresso cujo perfil profissional tenha presente também elementos da EPT. Assim, este artigo tem por objetivo identificar as concepções de currículo integrado presentes no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal Farroupilha, documento este que norteia a estrutura e as práticas pedagógicas desenvolvidas. Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo. Os resultados da análise sinalizam que na estrutura do PPC o discurso apresentado mostra consonância e aproximação com os princípios da EPT. Entretanto, ao buscarmos os objetivos do curso e o perfil profissional do egresso dispostos no mesmo documento, os elementos encontrados foram considerados insignificantes mediante ao proposto. Também fica evidente a maior preocupação com as questões relacionadas com a proposição de metodologias com vistas ao desenvolvimento da integração curricular do que propriamente a reflexão sobre o que é a integração curricular. Ou seja, a dualidade entre a educação para o fazer e a educação para o pensar.

 

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Biografia do Autor

Fabrício Silva Barbosa, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Farroupilha

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, RS - Brasil. Docente e pesquisador do Eixo Tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer no Instituto Federal Farroupilha (IFFAR). Campus São Borja, RS - Brasil.

Taniamara Vizzotto Chaves, Instituto Federal Farroupilha

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  Santa Maria, RS - Brasil. Professora Titular do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) , Campus São Borja. São Borja, RS - Brasil.

Jairo de Oliveira, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Farroupilha

Mestre em Ensino de Línguas pela Universidade Regional do Pampa (UNIPAMPA). Bagé, RS - Brasil. Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e  Pesquisador do  Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) - Campus São Borja, RS - Brasil.

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Publicado

2022-08-22

Como Citar

Barbosa, F. S. ., Chaves, T. V. ., & Oliveira, J. de. (2022). A formação do turismólogo no Instituto Federal Farroupilha na perspectiva do currículo integrado e da verticalização. ETD - Educação Temática Digital, 24(3), 598–617. https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8663476