Infraestrutura escolar

condições materiais das escolas e o rendimento dos alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8663778

Palavras-chave:

Infraestrutura escolar, Ensino fundamental, Rendimento escolar

Resumo

Discussão sobre infraestrutura escolar e desempenho dos alunos em exames padronizados. O objetivo é analisar as interdependências entre as condições materiais das escolas municipais do ensino fundamental, da região do Vale do Rio dos Sinos (RS), e os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. A metodologia utilizada é de cunho exploratório com coleta de dados através de questionário estruturado e visitas técnicas. O referencial teórico tem apoio nas discussões de Casassus (2003), Certeau (2012), Mainardes (2006), Santos (1988), entre outros. No contexto analisado os dados evidenciam que aprender em um ambiente acolhedor e agradável é importante e estimulante para o aluno.

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Biografia do Autor

Jauri dos Santos Sá, Universidade do Vale do Taquari

Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). São Leopoldo, RS - Brasil. Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Lajeado, RS - Brasil.

Flavia Obino Corrêa Werle, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Minho. Portugal. Professora Emérita da  Universidade do Vale do Rio dos Sinos Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). São Leopoldo,  RS  - Brasil.

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Publicado

2022-08-22

Como Citar

Sá, J. dos S. ., & Werle, F. O. C. . (2022). Infraestrutura escolar: condições materiais das escolas e o rendimento dos alunos. ETD - Educação Temática Digital, 24(3), 651–670. https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8663778