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História no ensino secundário
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Reformas educacionais
Currículo
História das disciplinas escolares
Sensibilidades
Ensino de história

Como Citar

PINTO JUNIOR, Arnaldo; RIBEIRO JUNIOR, Halferd Carlos. História no ensino secundário: reformas, currículo e sensibilidades. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023002, 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8664268. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8664268. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar concepções de ensino de História para o ensino secundário que circularam nos contextos da Primeira República e da reforma curricular de 1951. Dialogando com referenciais teórico-metodológicos da história cultural e do currículo, estudamos a legislação educacional e programas de ensino para refletirmos sobre textos produzidos pelos professores Mello e Souza e Vicente Tapajós. Ao defenderem, respectivamente, a História como modeladora do caráter nacionalista e formadora do cidadão democrático, tais sujeitos apresentaram ideias que tanto retratam disputas políticas em torno do currículo quanto procuravam forjar visões de mundo e sensibilidades dos estudantes durante os processos educativos escolares.

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8664268
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