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A hora do código
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Programação Pedagógica
Jogos digitais
Mídia-educação

Como Citar

CORDEIRO, Sandro da Silva; ILNICKI, Karina de Sena Pegado; MADEIRA, Charles Andryê Galvão. A hora do código: uma proposta de introdução ao ensino de programação para a educação da infância. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023022, 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8665037. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665037. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

A capacidade de resolução de problemas se mostra cada vez mais importante na sociedade atual. Com o desenvolvimento da Computação, surgiram novos processos para o aperfeiçoamento desta capacidade, envolvendo a habilidade crítica, criativa e estratégica do uso dos seus fundamentos e, particularmente, da programação em diferentes áreas do conhecimento. O presente artigo acompanha o processo de implantação de um projeto de extensão voltado à programação para crianças de uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental. Mostra o trabalho deste grupo em suas primeiras incursões na programação com o auxílio dos jogos digitais, mais precisamente com A hora do código, com o objetivo de refletir sobre as possíveis especificidades em uma abordagem pedagógica inicial com a referida plataforma. Apoia-se nas ideias de Wing (2006), Belloni (2005), Gomes (2016), Prensky (2012), Veen e Vrakking (2009), considerando, também, a pesquisa qualitativa (BOGDAN, BIKLEN, 1994) e o uso da intervenção pedagógica (THIOLLENT, 2000). Apresenta, como problema de pesquisa, o fato das crianças iniciantes no ensino e aprendizagem de programação demonstrarem dificuldades operacionais, considerando difícil executar os jogos na plataforma, o que gerava entraves e desestímulos. Propõe estratégias didático-pedagógicas, ponderando as necessidades formativas do grupo. Como resultados, percebe a importância de adotar encaminhamentos metodológicos específicos para um público em programação, enxergando nas estratégias a possibilidade de facilitar a compreensão sobre os processos engendrados e o prazer em vivenciar o contato com os jogos.

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8665037
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Referências

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