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A escuta de crianças assentadas sobre educação infantil em teses e dissertações
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Pesquisa com crianças
Percepção da criança
Crianças assentadas
Estado do conhecimento

Como Citar

SANTANA, Eliane Ceri Assis; RODRIGUES, Silvia Adriana. A escuta de crianças assentadas sobre educação infantil em teses e dissertações. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023034, 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8665077. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665077. Acesso em: 7 dez. 2024.

Resumo

Este artigo, recorte de pesquisa em andamento junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Pantanal, discute dados levantados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no site do referido programa. Da busca, que utilizou 26 descritores - isolados e cruzados -, resultou a seleção de 26 trabalhos, cuja organização e análise para escrita do artigo foram feitas com abordagem de um estudo do tipo estado do conhecimento. Os resultados indicam que, embora haja aumento no número de investigações que busca ouvir crianças, ainda são poucos os estudos com criança em idade pré-escolar. Ressaltamos que não foram encontrados trabalhos realizados considerando crianças como colaboradoras na elaboração da pesquisa, nem com objetivo de ouvir crianças assentadas. Merece menção o fato de que, embora os trabalhos selecionados afirmem a necessidade de escuta da criança, a maioria busca outras fontes de informação complementar (oriundas dos adultos) para composição dos dados.

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8665077
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