Banner Portal
O jogo como eixo de um programa experimental de formação continuada para pedagogos com a música
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF

Palavras-chave

Jogo
Teoria histórico-cultural
Educação musical

Como Citar

NASSIF, Silvia Cordeiro; ANDRADE, Erika Natacha Fernandes. O jogo como eixo de um programa experimental de formação continuada para pedagogos com a música . ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023024, 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8665186. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665186. Acesso em: 5 maio. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta a análise de um programa experimental de formação continuada elaborado para pedagogos na área da música; o eixo central das formações foi o jogo, considerando o seu potencial para mediar a construção de atitudes, fluências e saberes musicais. A análise mostra que o jogo é reconhecido como parte da função unidocente; é uma via para a aproximação dos pedagogos com a música, ajudando-lhes trazer à consciência generalidades conceituais específicas, facultando-lhes a criação de atividades com a música adaptadas às próprias possibilidades. As conclusões indicam que os pedagogos reconhecem que os saberes musicais compõem sua profissionalidade; os unidocentes se interessam mais pelo trabalho musical intencional na medida em que refletem a atividade com jogo e música tendo em vista as especificidades das crianças nos diferentes momentos do desenvolvimento e o impacto da música para a formação humanizada e integral.

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8665186
PDF

Referências

ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Concepções e práticas artísticas na escola. In: FERREIRA, Sueli. (org.). O ensino das artes. Construindo caminhos. Campinas: Papirus, 2001. p. 11-38.

ALVES, Cristovam da Silva; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. A constituição da profissionalidade docente: os efeitos do campo de tensão do contexto escolar sobre os professores. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36., Goiânia, GO, 2013. Anais Eletrônicos... Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt08_trabalhos_pdfs/gt08_2640_texto.pdf. Acesso em: 10 ago. 2019.

ARAÚJO, Anna Rita Ferreira de Araújo. Os cursos de pedagogia e o ensino da arte: aspectos legais e históricos. Trama Interdisciplinar, v. 6, n. 2, p. 37-58, 2015. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/8340/5397. Acesso em: 01 dez. 2020.

BELLOCHIO, Ribeiro; SOUZA, Zelmielen Adornes. Professor de referência e unidocência: pensando modos de ser na docência dos anos iniciais do ensino fundamental. In: BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. (org.). Educação musical e unidocência: pesquisas, narrativas e modos de ser do professor de referência. Porto Alegre: Sulina, 2017. p. 13-35.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, CNE, 2013.

CARVALHO, Saulo Rodrigues; MARTINS, Lígia Márcia. Idade adulta, trabalho e desenvolvimento psíquico: a maturidade em tempos de reestruturação produtiva. In: MARTINS, Lígia Marcia; ABRANTES, Angelo Antonio: FACCI, Marilda Gonçalves Dias (org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico. Do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2016.

CHATEAU, Jean. O jogo e a criança. 3. ed. São Paulo: Summus, 1987.

ELKONIN, Daniel B. Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

FIGUEIREDO, Sergio Luiz Ferreira. A música e as artes na formação do pedagogo: polivalência ou interdisciplinaridade? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 26, n. 48, p. 79-96, jan./abr. 2017. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/3849/2402. Acesso em: 22 ago. 2020.

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios. Um ensaio sobre a música e educação. 2 ed. São Paulo: UNESP; Rio de Janeiro: Funarte, 2008.

FURQUIM, Alexandra Silva dos Santos; BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. A formação musical de professores unidocentes: um estudo em cursos de pedagogia do Rio Grande do Sul. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 24, 54-63, set. 2010. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/203/135 . Acesso em: 8 de jan. 2021.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2019.

GORZONI, Silvia de Paula; DAVIS, Cláudia. O conceito de profissionalidade docente nos estudos mais recentes. Cadernos de Pesquisa, v. 47 n. 166 p.1396-1413 out./dez. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742017000401396&lng=en&nrm=iso. Acesso em 22: dez. 2020.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.

ILARI, Beatriz Senoi. Bebês também entendem de música: a percepção e a cognição musical no primeiro ano de vida. Revista da ABEM, v. 10, n. 7, p. 83-90, 2002. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/435/362. Acesso em: 15 jan. 2021.

KISHIMOTO, Tisuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

LEONTIEV, Aléxis N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Editora Ícone/Edusp, p. 119-142, 1998.

MARTINS, Ligia Márcia. Especificidades do desenvolvimento cognitivo-afetivo de crianças de 4 a 6 anos. In: ARCE, Alessandra; MARTINS, Ligia Márcia (org.). Quem tem medo de ensinar na educação infantil? Em defesa do ato de ensinar. Campinas: Alínea, 2007, p. 63-92.

MARTINS, Ligia Márcia. O ensino e o desenvolvimento da criança de zero a três anos. In: ARCE, Alessandra; MARTINS, Ligia Márcia (org.). Ensinando os pequenos de zero a três anos. Campinas: Alínea, 2009, p. 93-121.

MORETTI, Vanessa Dias; MOURA, Manoel Oriosvaldo. A formação docente na perspectiva histórico-cultural: em busca da superação da competência individual. Psicologia política. v. 10. N. 20. p. 345-361, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2010000200012&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 15 jan. 2021.

NASSIF-SCHROEDER, Silvia Cordeiro. A música nos anos iniciais da escolarização: uma proposta para formação e atuação do professor não especialista. CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL: no mundo há muitas armadilhas e é preciso quebrá-las. Anais... 16., Campinas, 2008. Disponível em: http://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem13pdf/sm13ss18_05.pdf Acesso em: 8 jan. 2021.

NASSIF-SCHROEDER, Silvia Cordeiro. A arte como linguagem: um olhar sobre as práticas na educação infantil. Leitura: Teoria & Prática, v. 30, n. 58, Campinas, 2012. Disponível em: https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/9/9. Acesso em: 6 jan. 2021.

NASSIF-SCHROEDER, Silvia Cordeiro; SCHROEDER, Jorge Luiz. As crianças pequenas e seus processos de apropriação da música. Revista da ABEM, v. 19, n. 26, p. 105-118, 2011. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed26/revista26_artigo9.pdf. Acesso em: 6 jan. 2021.

PAYNTER, John. Thinking and making. Selections from the writings of John Paynter on music in education. New York: Oxford University, 2008.

SCHAFER, Murray R. O ouvido pensante. Trad. Marisa Trench Fonterrada, Magda Gomes da Silva, Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: UNESP, 2011.

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Formação e profissionalidade docente: a pedagogia como base de saberes e competências do professor. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 2, p. 261-279, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.17058/rea.v24i2.4695 Acesso em: 30 jan. 2021.

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Psicologia da arte. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VYGOTSKI, Lev Semenovich. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Tradução de Márcia Pileggi Vinha. Psicologia USP, 21, v.4, 681-701, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642010000400003&lng=en&nrm=iso . Acesso em: 05 fev. 2021.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Imaginação e criatividade na infância. Trad. João Pedro Fróis. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

WEBER, Vanessa. A importância da confiança do professor unidocente para o ensino de música. In: BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. (org.). Educação musical e unidocência: pesquisas, narrativas e modos de ser do professor de referência. Porto Alegre: Sulina, 2017, p. 97-110.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.