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Ensino remoto emergencial
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Formação de professores
Licenciatura
Modalidades de ensino
Tecnologia
Ensino Remoto

Como Citar

SILVA, Virginia Renata Vilar da; BONA, Viviane de. Ensino remoto emergencial: uma análise do que pensam estudantes universitários acerca desse fenômeno a partir da teoria das representações sociais. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023026 , 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8665870. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665870. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

A pandemia do Novo Coronavírus desencadeou abruptas mudanças em diversos espaços da sociedade. No âmbito da educação, os efeitos da crise sanitária ainda são desconhecidos, sabe-se apenas que a educação parte de um processo gradual de usabilidade tecnológica para uma realidade onde os meios virtuais se tornam a única maneira de operacionalizar o processo de ensino. Com a finalidade de se aproximar dos sentidos gerais que circulam na formação inicial de professores neste contexto pandêmico-tecnológico, este estudo objetivou compreender as diferentes impressões que compartilham estudantes de licenciaturas acerca do Ensino Remoto Emergencial. A pesquisa essencialmente qualitativa, ancora-se a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2012). O método consistiu na aplicação virtual de um questionário de evocação hierarquizada de palavras (ABRIC, 2005), respondido por 100 participantes. A análise foi desenvolvida com o suporte do Software Tri-Deux-Mots. Os resultados evidenciaram, por meio do plano fatorial de correspondência, distanciamentos dos sentidos existentes entre os grupos que cursaram disciplinas relacionadas às tecnologias digitais e os grupos que não tiveram acesso a este conteúdo. Percebe-se que enquanto as tecnologias digitais são evocadas como possibilidades educacionais associadas a alguns perfis de alunos, se configura como um enorme desafio para outros. Os achados também destacam reflexões distintas entre estudantes de universidades públicas e privadas, do ensino presencial e semipresencial acerca do ensino remoto.

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8665870
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Referências

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