Interculturalidade e imigração

impactos e desafios à educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8666355

Palavras-chave:

Interculturalidade, Imigração, Educação

Resumo

O presente dossiê resulta de experiências, estudos e reflexões compartilhadas no II Colóquio Internacional Educación y Interculturalidad, promovido pela Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca (USAL/Espanha), em de abril de 2019, com o tema Interculturalidad e Inmigración: impactos y desafíos en la educación. A fim de contribuir com o debate acerca dos desafios que os processos migratórios contemporâneos apresentam ao campo educacional, é objetivo deste dossiê problematizar, refletir e sinalizar aportes para o pensamento filosófico-educacional contemporâneo, de modo a ampliar a capacidade de análise da realidade socioeducacional, reconhecendo a complexidade dos desafios e, ao mesmo tempo, as possibilidades formativas e de reaprendizagem cultural que as migrações e a diversidade cultural proporcionam.

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Biografia do Autor

Adecir Pozzer, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, SC - Brasil). Assessor da Diretoria de Ensino da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (Florianópolis, SC - Brasil). Membro dos Grupos de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (FURB) e Hermenêuticas da Cultura, Mundo e Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, SC - Brasil).

Elcio Cecchetti, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutor e mestre em Educação - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC - Brasil. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Chapecó, SC - Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa SULEAR (Educação Intercultural e Pedagogias Decoloniais na América Latina).

José María Hernández Díaz , Universidade de Salamanca

Professor de História da Educação na Universidade de Salamanca. Diretor de História da Educação, Revista Interuniversidade e Sala de Aula. Revista de Pedagogia da Universidade de Salamanca. Diretor do Programa de Doutorado em Educação da Universidade de Salamanca.

Referências

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TEIXEIRA, Paulo Eduardo; BRAGA, Antonio Mendes da Costa; BAENINGUER, Rosana Apresentação. In: TEIXEIRA, Paulo Eduardo; BRAGA, Antonio Mendes da Costa; BAENINGUER, Rosana (Org.). Migrações: implicações passadas, presentes e futuras. Marília: Oficina Universitária, São Paulo: Cultura acadêmica, 2012. p. 7-21.

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Publicado

2021-08-12

Como Citar

POZZER, A.; CECCHETTI, E.; HERNÁNDEZ DÍAZ , J. M. . Interculturalidade e imigração: impactos e desafios à educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 3, p. 576–580, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i3.8666355. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8666355. Acesso em: 28 out. 2021.