Banner Portal
Efetividade de um curso online de formação para professores
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF

Palavras-chave

Capacitação de professores
Aprendizagem
Educação a distância

Como Citar

ANDRADE, Raíssa Bárbara Nunes Moraes; ZERBINI, Thaís. Efetividade de um curso online de formação para professores: proposta de um modelo preditor . ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023033 , 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8666572. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8666572. Acesso em: 15 jun. 2024.

Resumo

A educação a distância, utilizada na formação e qualificação de professores, está em constante crescimento e carece de mais estudos. Este estudo objetivou o presente estudo tem como objetivo testar um modelo preditor de efetividade de ações educacionais ofertadas a distância, ou seja, a influência das variáveis Estratégias de Aprendizagem, Suporte à Transferência de Treinamento e Reações aos Procedimentos Instrucionais sobre os indicadores de Efetividade de Treinamento (Impacto do Treinamento em Amplitude, Impacto do Treinamento em Profundidade e Mudança Organizacional). Foram aplicados instrumentos de medida em 793 professores egressos de um curso de formação ofertado pela Rede Estadual de Ensino e posteriormente foram realizadas análises de moderação e mediação. Os achados, baseados nos altos níveis de ajuste dos modelos encontrados, comprovaram o poder explicativo da satisfação com os procedimentos instrucionais, das estratégias de aprendizagem, e do suporte à transferência (material e de pares), para o processo subsequente de aplicação das novas habilidades no trabalho considerando ambos tipos de impacto, além da percepção de mudanças organizacionais advindas do treinamento. Os resultados das análises suprem lacunas de pesquisa e oferecem importantes subsídios à avaliação de programas de TD&E, trazendo avanços teórico-metodológicos e implicações práticas para essa área de estudo e intervenção, especialmente no que concerne ao contexto de investigação.

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8666572
PDF

Referências

ABBAD, Gardência da Silva; PILATI, Ronaldo; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; & Sallorenzo, Lucia. Impacto do treinamento no trabalho: medida em amplitude. In Gardência ABBAD, Luciana MOURÃO, Pedro MENESES, Thaís ZERBINi, Jairo Eduardo BORGES-ANDRADE & Ana Alice VILAS-BOAS (Orgs.), Medidas de avaliação em treinamento, desenvolvimento e educação (pp. 145-162). Porto Alegre: Artmed, 2012.

ABBAD, Gardênia; SALLORENZO, Lúcia; COELHO, Francisco Antônio; ZERBINI, Thaís; VASCONCELOS, Lísian; & TODESCHINI, Kátia. Suporte à transferência de treinamento e suporte à aprendizagem. In Gardência ABBAD, Luciana MOURÃO, Pedro MENESES, Thaís ZERBINi, Jairo Eduardo BORGES-ANDRADE & Ana Alice VILAS-BOAS (Orgs.), Medidas de avaliação em treinamento, desenvolvimento e educação (pp. 244-265). Porto Alegre: Artmed, 2012.

ABBAD, Gardênia; GAMA, Ana Lidia Gomes; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Treinamento: análise do relacionamento da avaliação nos níveis de reação, aprendizagem e impacto no trabalho. Rev. adm. contemp., Curitiba , v. 4, n. 3, p. 25-45, Dez. 2000 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552000000300003&lng=en&nrm=iso>. https://doi.org/10.1590/S1415-65552000000300003.

ABBAD, Gardênia; ZERBINI, Thaís; & BORGES-FERREIRA, Maria Fernanda (2012). Medidas de reação a cursos presenciais. In In Gardência ABBAD, Luciana MOURÃO, Pedro MENESES, Thaís ZERBINi, Jairo Eduardo BORGES-ANDRADE & Ana Alice VILAS-BOAS (Orgs.), Medidas de avaliação em treinamento, desenvolvimento e educação (pp. 78-90). Porto Alegre: Artmed, 2012.

AGUINIS, Herman.; & KRAIGER, Kurt. Benefitis of training and development for individuals and teams, organizations, and society. Annual Review of Psychology, v. 60, p. 451-474, 2009. http://dx.doi.org/10.1146/annurev.psych.60.110707.163505

BELL, Bradford; TANNENBAUM, Scott; FORD, Kevin; NOE, Raymond; & KRAIGER, Kurt. 100 Years of Training and Development Research: What We Know and Where We Should Go. Journal of Applied Psychology, v. 102, n. 3, p. 305 -323, 2017 https://doi.org/10.1037/apl0000142

BRANDAO, Hugo Pena; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre , v. 24, n. 3, p. 448-457, 2011 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300005&lng=en&nrm=iso.

DEROUIN, Renée; FRITZSCHE, Bárbara; & SALAS, Eduardo. (2005). E-learning in organizations. Journal of Management, v. 31, n. 6, p. 920-940, 2005. https://doi.org/10.1177/0149206305279815

FREEZE, Ronald; ALSHARE, Khaled; LANE, Peggy; & WEN, Joseph (2010). IS success model in e-learning context based on students' perceptions. Journal of Information Systems Education, v. 21, n. 2, p. 173-184, 2010.

FREITAS, Isa Aparecida; & MOURÃO, Luciana. Medidas de Impacto de TD&E: o nível da mudança organizacional. In Gardência ABBAD, Luciana MOURÃO, Pedro MENESES, Thaís ZERBINi, Jairo Eduardo BORGES-ANDRADE & Ana Alice VILAS-BOAS (Orgs.), Medidas de avaliação em treinamento, desenvolvimento e educação (pp. 163-176). Porto Alegre: Artmed, 2012.

GARAVAN, Thomas; CARBERY, Ronan; O’MALLEY, Grace; & O’DONNELL, David. Understanding participation in e-learning in organizations: A largescale empirical study of employees. International Journal of Training and Development, v. 14, n. 3, p. 155-168., 2010. https://doi.org/10.1111/j.1468-2419.2010.00349.x

HAIR, Joseph; ANDERSON, Rodoph; TATHAM, Ronald; & BLACK, William. Análise Multivariada de dados (6a ed.). Porto Alegre: Bookman, 2009

HAMBLIN, Anthony. Avaliação e controle do treinamento. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978

IGLESIAS, Mar; & SALGADO, Jesus. Effectiveness of Occupational Training Through Videoconferencing: Comparison with Classroom Training and Individual Differences. Revista de Psicología del Trabajo y de las Organizaciones, v. 28, n. 3, p. 183-188, 2012. http://dx.doi.org/10.5093/tr2012a15.

JOO, Young Ju; LIM, Kyu Yon; & PARK, Se Yeong. Investigating the structural relationships among organizational support, learning flow, learners’ satisfaction and learning transfer in corporate e-learning. British Journal of Educational Technology, v. 42, n. 6, p. 973-984, 2011.

LEE, Yeong; TSENG, Seap; LIU, Feng-jung; & LIU, Saridy. Antecedents of learner satisfaction toward e-learning. Journal of American Academy of Business, v. 11, n. 2, p. 161-168, 2007.

LUPEPSO, Marina; & SÁ, Ricardo Antunes. Estado do conhecimento na educação a distância: repensando a formação docente inicial e continuada. Revista Intersaberes, v. 13, n. 28, p. 22-36, 2018. http://dx.doi.org/10.22169/revint.v13i28.1287

MALVEZZI, Sigmar. The history of training. In Kurt KRAIGER; Jonathan PASSMOORE; Nuno Rebelo SANTOS; & Sigmar MALVEZZI (Eds.), The wiley blackwell handbook of the psychology of training, development, and performance improvement (pp. 1 3-31). Chichester: John Wiley & Sons, 2015.

MARTINS, Lara Barros; ZERBINI, Thaís.; & MEDINA, Francisco. Impact of online training on behavioral transfer and job performance in a large organization. Revista de Psicología del Trabajo y de las Organizaciones, v. 35, n. 1, p. 27-37, 2019. https://dx.doi.org/10.5093/jwop2019a4

MARTINS, Lara Barros; & ZERBINI, Thaís.; (2015). Evidências de validade de instrumentos de reações no ensino superior à distância. Estudos e Pesquisas em Psicologia (Rio de Janeiro), v. 15, n. 1, p. 116-134, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v15n1/v15n1a08.pdf

MARTINS, Lara Barros; ZERBINI, Thaís.; & MEDINA, Francisco. Learning strategies scale: adaptation to Portuguese and factor structure. Revista Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 31, n. 12, p. 1-9, 2018a http://dx.doi.org/10.1186/s41155-018-0092-1

MARTINS, Lara Barros; ZERBINI, Thaís.; & MEDINA, Francisco. Course reaction scale in E-Learning: Adaptation and factor structure. Revista Psicologia: Teoria e Prática – Mackenzie, v. 20, n. 1, p. 223-234, 2018b. http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n1p223-234

MARTINS, Lara Barros; ZERBINI, Thaís.; & MEDINA, Francisco. Estrutura Fatorial e Propriedades Psicométricas da Escala de Suporte à Transferência de Treinamento. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 34, n. 3452, p. 1-9, 2018c. http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3452.

MILL, Daniel; DIAS-TRINDADE, Sara; & MOREIRA, Joaquim António. Subsídios para a Educação a Distância como Campo Investigativo. EducaOnline, v. 13, n. 1, p. 79-90, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/331963620_Subsidios_para_a_Educacao_a_Distancia_como_Campo_Investigativo

PANTOJA, Maria Júlia; & BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Estratégias de aprendizagem no trabalho em diferentes ocupações profissionais. RAC-Eletrônica, v. 3, n. 1, p. 41-62, 2009.

PASQUALI, Luis. Análise fatorial para pesquisadores. Petrópolis: Vozes, 2004

Picchi, Thaís. Educação Corporativa: Ajuste com sistemas de Gestão de Pessoas e Resultados de Treinamento nos níveis Individual e Organizacional. Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 2012. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/7303/1/2010_ThaisdaCostaPicchi.pdf

PINO, Ivany; ZUIN, Antônio A. S.. A cultura digital e a formação dos professores: uma questão em debate. Educ. Soc., Campinas , v. 33, n. 121, p. 967-972, Dec. 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302012000400002.

PILATI, Ronaldo; & ABBAD, Gardênia da Silva. Análise fatorial confirmatória da escala de impacto no treinamento no trabalho. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 21, n. 1, p. 43-51, 2005. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000100007

PILATI, Ronaldo; & BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Training effectiveness: Transfer strategies, perception of support and worker commitment as predictors. Revista de Psicología del Trabajo y de las Organizaciones, v. 28, n. 1, p. 25-35, 2012.

PRESTES, Lucas Plautz; BOS, Andreia Solange; CASTRO, Paula; & PIZZATO, Michelle. Aplicação e avaliação do moodle como tecnologia complementar na capacitação de professores. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 4, p. 2734-2746, 2019.

Disponível em: http://www.brjd.com.br/index.php/BRJD/article/view/1363

RAYMOND, Noe; CLARKE, Alena; & KLEIN, Howard. Learning in the Twenty-First-Century Workplace. Annu. Rev. Organ. Psychol. Organ. Behav, v.1, p. 4.1–4.31, 2014.https://doi.org/10.1146/annurev-orgpsych-031413-091321

SAHIN, Ismail & SHELLEY, Mack. Considering students' perceptions: the distance education student satisfaction model. Educational Technology & Society, v. 11, n. 3, p. 216-223, 2008.

TABACHNICK, Bárbara, & FIDELL, Linda. Using multivariate statistics. New York: Harper-Collins College Publishers, 2012.

UMEKAWA, Elienay, & ZERBINI, Thaís. Evasão e persistência em ações educacionais a distância: análise do perfil discente. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, v. 15, n. 2, p. 188-200, 2015. https://doi.org/10.17652/rpot/2015.2.517

VERSUTI, Fabiana Maris; ANDRADE, Raíssa Bárbara Nunes Moraes; & ZERBINI, Thaís. Estratégias de Aprendizagem em Cursos Ofertados à Distância: Diferença entre Cursos de Licenciatura e Extensão. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 35, n. e35314, 2019. https://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e35314

ZERBINI, Thaís; & ABBAD, Gardênia. Estratégias de Aprendizagem em Curso a Distância: Validação de uma Escala. Psico-USF, v. 13, n. 2, p. 177-187, 2008. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712008000200005

ZERBINI, Thaís; & ABBAD, Gardênia. Reação aos procedimentos instrucionais de um curso via internet: validação de uma escala. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 26, n. 3, p. 363-371, 2009. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2009000300009

ZERBINI, Thaís; & ABBAD, Gardênia. Aprendizagem induzida pela instrução em contexto de organizações e trabalho: uma análise crítica da literatura. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v. 13, n. 2, p. 177-193, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-37172010000200003&lng=pt&tlng=pt

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.