Resumo
Este artigo relata um estudo de caso a respeito da utilização do Twitter como instrumento de pesquisa qualitativa em Educação. No estudo realizado, o Twitter foi empregado como suporte para aplicação de um questionário de coleta de dados para uma investigação a respeito do uso de podcasts na educação. O relato apresentado busca descrever como a coleta foi conduzida e foca na investigação do uso do Twitter como um meio para a coleta de dados a partir dos três princípios que delimitam o conceito de Ciberespaço proposto por Lévy (1999): a interconexão, a criação de comunidades virtuais e a inteligência coletiva. A partir do trabalho realizado, foi possível verificar que as mídias sociais, por terem alto potencial de difusão de mensagens, podem ser meios eficazes de coleta de dados a partir do compartilhamento dos próprios usuários, observando-se as características do público de cada plataforma para explorá-la da forma mais adequada.
Referências
DUARTE, Marcia Yukiko Matsuuchi. Estudo de caso. In: DUARTE, Jorge, BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
GRUPO DE MÍDIA. Mídia Dados, 2019. 2019. Disponível em: http://www.gm.org.br/midia-dados-2019 . Acesso em: 16 mar. 2020.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
TWITTER. Sobre. 2019. Disponível em: http://www.twitter.com . Acesso em: 16 mar. 2020.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
WE ARE SOCIAL. Digital 2019 reports. 2019. Disponível em: http://www.wearesocial.com/global-digital-report-2019 . Acesso em: 16 mar. 2020.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital