Banner Portal
Mídias sociais como meio para coleta de dados em pesquisas de educação
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF

Palavras-chave

Mídias sociais
Coleta de dados
Pesquisa em educação
Estudo de caso
Cibercultura

Como Citar

SPINDOLA, Raila; SANTOS, Gilberto Lacerda. Mídias sociais como meio para coleta de dados em pesquisas de educação: estudo de caso de uso do twitter. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023045, 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8666992. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8666992. Acesso em: 5 maio. 2024.

Resumo

Este artigo relata um estudo de caso a respeito da utilização do Twitter como instrumento de pesquisa qualitativa em Educação. No estudo realizado, o Twitter foi empregado como suporte para aplicação de um questionário de coleta de dados para uma investigação a respeito do uso de podcasts na educação. O relato apresentado busca descrever como a coleta foi conduzida e foca na investigação do uso do Twitter como um meio para a coleta de dados a partir dos três princípios que delimitam o conceito de Ciberespaço proposto por Lévy (1999): a interconexão, a criação de comunidades virtuais e a inteligência coletiva. A partir do trabalho realizado, foi possível verificar que as mídias sociais, por terem alto potencial de difusão de mensagens, podem ser meios eficazes de coleta de dados a partir do compartilhamento dos próprios usuários, observando-se as características do público de cada plataforma para explorá-la da forma mais adequada.

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8666992
PDF

Referências

DUARTE, Marcia Yukiko Matsuuchi. Estudo de caso. In: DUARTE, Jorge, BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.

GRUPO DE MÍDIA. Mídia Dados, 2019. 2019. Disponível em: http://www.gm.org.br/midia-dados-2019 . Acesso em: 16 mar. 2020.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

TWITTER. Sobre. 2019. Disponível em: http://www.twitter.com . Acesso em: 16 mar. 2020.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

WE ARE SOCIAL. Digital 2019 reports. 2019. Disponível em: http://www.wearesocial.com/global-digital-report-2019 . Acesso em: 16 mar. 2020.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.