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A construção de identidades em atividades telecolaborativas
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Telecolaboração
Construção da identidade
Diálogo intercultural
Representações culturais

Como Citar

SCHAEFER, Rodrigo; HEEMANN, Christiane. A construção de identidades em atividades telecolaborativas: negociando posicionamentos dos sujeitos. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023039, 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8667071. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8667071. Acesso em: 21 maio. 2024.

Resumo

O’Dowd (2018) define telecolaboração como a utilização de tecnologias online no contexto do ensino e aprendizagem de línguas entre estudantes que se encontram geograficamente dispersos. Para Risager (2007), a interação entre indivíduos de diferentes culturas dá origem a representações culturais e, como Rodrigues (2013) explica, esta interação desencadeia as identidades culturais dos participantes. Neste sentido, este estudo procurou explorar a construção de identidades por meio de representações culturais em atividades telecolaborativas. Para a análise interpretativa, que se embasou em pesquisadores como Tajfel e Turner (1979), Woodward (2000), Salomão (2011) e Dervin (2014), foram incluídos dados de sessões de telecolaboração, uma sessão de mediação, um relato de experiência, mensagens privadas no Facebook e uma entrevista. Os resultados revelaram que os participantes, através das atividades telecolaborativas, puderam destacar características de pessoas segundo grupos sociais específicos, além de terem tido a oportunidade de manifestar descontentamento no que diz respeito a questões particulares.

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8667071
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