Banner Portal
A construção de identidades em atividades telecolaborativas
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF (English)

Palavras-chave

Telecolaboração
Construção da identidade
Diálogo intercultural
Representações culturais

Como Citar

SCHAEFER, Rodrigo; HEEMANN, Christiane. A construção de identidades em atividades telecolaborativas: negociando posicionamentos dos sujeitos. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023039, 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8667071. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8667071. Acesso em: 5 maio. 2024.

Resumo

O’Dowd (2018) define telecolaboração como a utilização de tecnologias online no contexto do ensino e aprendizagem de línguas entre estudantes que se encontram geograficamente dispersos. Para Risager (2007), a interação entre indivíduos de diferentes culturas dá origem a representações culturais e, como Rodrigues (2013) explica, esta interação desencadeia as identidades culturais dos participantes. Neste sentido, este estudo procurou explorar a construção de identidades por meio de representações culturais em atividades telecolaborativas. Para a análise interpretativa, que se embasou em pesquisadores como Tajfel e Turner (1979), Woodward (2000), Salomão (2011) e Dervin (2014), foram incluídos dados de sessões de telecolaboração, uma sessão de mediação, um relato de experiência, mensagens privadas no Facebook e uma entrevista. Os resultados revelaram que os participantes, através das atividades telecolaborativas, puderam destacar características de pessoas segundo grupos sociais específicos, além de terem tido a oportunidade de manifestar descontentamento no que diz respeito a questões particulares.

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8667071
PDF (English)

Referências

BLOCK, David. Second language identities. London: Continuum International Publishing Group, 2007.

BYRAM, Michael. Teaching and assessing intercultural communicative competence. Clevedon: Multilingual Matters, 1997.

BYRAM, Michael; GRIBKOVA, Bella; STARKEY, Hugh. Developing the intercultural dimension in language teaching: a practical introduction for teachers. Strasbourg: Council of Europe, 2002.

DERVIN, Fred. Exploring ‘new’ interculturality online. Language and Intercultural Communication, v. 14, n. 2, p. 191-206, 2014.

DÖRNYEI, Zoltán. Research methods in Applied Linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2007.

GEE, James Paul. Literacy, discourse, and linguistics: Introduction. Journal of Education, v. 1, n. 171, p. 5-17, 1989.

GUTIÉRREZ, Begoña F.; O’DOWD, Robert. Virtual Exchange: connecting language learners in online intercultural collaborative learning. In: BEAVEN, Tita; ROSELL-AGUILAR, Fernando. (Eds.) Innovative language pedagogy report. Research-publising.net, 2021. p. 17-22. https://doi.org/10.14705/rpnet.2021.50.1230

HALL, Stuart. The work of representation. In: HALL, Stuart. (ed.). Representation: Cultural Representations and Signifying Practices. London: Sage Publications, 1997. p. 13-64.

KRAMSCH, Claire. Context and culture in language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1993.

KRAMSCH, Claire. Culture in foreign language teaching. Iranian Journal of Language Teaching Research, v. 1, n. 1, p. 57-78, 2013.

LEONE, Paola; TELLES, João Antônio. The teletandem network. In: O’DOWD, Robert; LEWIS, Tim (Eds.). Online intercultural exchange: policy, pedagogy, practice. New York: Routledge, 2016. p. 241-247.

LIDDICOAT, Anthony J. Teaching languages from an intercultural perspective: rethinking nature of learning. In: ARBER, Ruth; WEINMANN, Michiko.; BLACKMORE, Jill (eds.). Rethinking Languages Education: directions, challenges and innovations. New York: Routledge, 2020. http://dx.doi.10.4324/9781315107974-13

LOPES, Queila Barbosa; FRESCHI, Ana Carolina. Potenciais sequências de aprendizagem intercultural no teletandem: a importância da mediação. Revista do Gel, v. 13, n. 3, p. 49-74, 2016.

MAXWELL, Joseph A. Qualitative research design: an interactive approach. Thousand Oaks: Sage, 1996.

MENARD-WARWICK, Julia. Co-constructing representations of culture in ESL and EFL classrooms: discursive faultlines in Chile and Colombia. The Modern Language Journal, v. 9, n. 1, p. 30-45, 2009.

MENDES, Ciro Medeiros. Crenças sobre a língua inglesa: o antiamericanismo e sua relação como o processo de ensino-aprendizagem de professores em formação. Mestrado em Estudos Linguísticos. Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, UNESP, São José do Rio Preto. 2009.

NORTON, Bonny. Language, identity and the ownership of English. TESOL Quarterly, v. 31, n. 3, p. 409-429, 1997.

O’DOWD, Robert. Understanding “the other side”: intercultural learning in a Spanish-English e-mail exchange. Language Learning & Technology, v. 7, n. 2, p. 118-144, 2003.

O’DOWD, Robert. Telecollaboration and CALL. In: THOMAS, Michael; REINDERS, Hayo; WARSCHAUER, Mark. (eds.). Contemporary Computer-assisted Language Learning. London: Bloomsbury Academic, 2013. p. 123-141.

O’DOWD, Robert. A transnational model of virtual exchange for global citizenship education (Revised version of a plenary address). In Sixth International Conference on the Development and Assessment of Intercultural Competence: Intercultural Competence and Mobility: Virtual and Physical. Tucson, AZ, 2018.

RISAGER, Karen. Language and culture pedagogy: from a national to a transnational paradigm. Clevedon: Multilingual Matters, 2007.

RODRIGUES, Denize Gizele. A articulação língua-cultura na coconstrução da competência intercultural em uma parceria de Teletandem (português/espanhol). Mestrado (Estudos Linguísticos) - Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, UNESP, São José do Rio Preto, 2013.

SALOMÃO, Ana Cristina Biondo. On-line collaborative learning for in-service teacher education. Journal of Emerging Technologies in Web Intelligence, v. 3, n. 4, p. 268-272, 2011.

SCHAEFER, Rodrigo. Facilitating the co-construction of interculturality in teletandem through pedagogical mediation. DELTA, São Paulo, v. 36, n. 4, p. 1-29, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/TXKwkrhdHJNzbgKqsXpKp8P/?lang=en#. Acesso em: 27 maio 2022.

SCHAEFER, Rodrigo; HEEMANN, Christiane. Contribuição da telecolaboração para as aulas de línguas em instituições de ensino do Brasil. In: DICKMAN, I.; DICKMAN, I. Educação Brasil. Volume X. Chapecó: Editora Livrologia, 2019.

SCHAEFER, Rodrigo. The co-construction of interculturality through an ecological perspective in teletandem activities. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 1-30, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/NxMktgYPZFYDNrZ8mjmnBgN/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 27 de maio 2022.

SILVA, Flavia Matias. O ensino de língua inglesa sob uma perspectiva intercultural: caminhos e desafios. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 58, n. 1, p. 158-176, 2019. https://doi.org/10.1590/010318138654189491701

SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu. (ed.). Identidade e Diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2000. p. 73-102.

TAJFEL, Henri; TURNER, John C. An integrative theory of social conflict. In: AUSTIN, William G.; WORCHEL, Stephen. (eds.). The social psychology of intergroup relations. Monterey: Brooks/Cole, 1979. p. 33-47.

TELLES, João Antonio. Learning foreign languages in teletandem: resources and strategies. DELTA – Revista de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 31, n. 3, p. 603-632, 2015a.

TELLES, João Antonio. Teletandem and performativity. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 15, n. 1, p. 1-30, 2015b.

TELLES, João Antonio; VASSALLO, Maria Luisa. Foreign language learning in-tandem: Teletandem as an alternative proposal in CALLT. The ESPecialist, v. 27, n. 2, p. 189-212, 2006.

THORNE, Steven L. Pedagogical and praxiological lessons from Internet-Mediated Intercultural Foreign Language Education Research. In: BELZ, Julie A.; THORNE, Steven L. (eds.). Internet-Mediated Intercultural Foreign Language Education. Boston, Heinle & Heinle, 2006. p. 2-30.

VELOSO, Flávia Santos; ALMEIDA, Vanessa Borges. A fala facilitadora de dois interagentes no contexto de aprendizagem de LE no Teletandem. In: TELLES, João Antonio. (org.). Teletandem um contexto virtual, autônomo e colaborativo para a aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Campinas: Pontes, 2009. p. 149-168.

WARE, Paige “Missed” communication in online communication: Tensions in a German-American telecollaboration. Language Learning & Technology, v. 9, n. 2, p. 64-89, 2005.

WARE, Paige; KRAMSCH, Claire. Toward an intercultural stance: Teaching German and English through telecollaboration. The Modern Language Journal, v. 89, n. 2, p. 190-205, 2005.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu (ed.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2000. p. 7-72.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.