Banner Portal
As ecologias da presencialidade na educação onlife
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF (English)

Palavras-chave

Educação
Ecologia
Educação digital
Cultura digital
Comunicação Digital

Como Citar

SCHLEMMER, Eliane; DI FELICE, Massimo. As ecologias da presencialidade na educação onlife. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023044, 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8667271. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8667271. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

O desenvolvimento da digitalidade e da conectividade possibilitam, ao humano, novas formas de se fazer presente, em espaços de natureza digital ou ainda híbridos. O advento de plataformas e de ambientes digitais favorecem uma nova situação social tecnológica, resultado de uma ecologia não mais sujeitocentrica e de uma condição habitativa informatizada. No âmbito da Educação, essas novas formas de presença, potenciadas por metodologias e práticas inventivas digitais, engajam o humano em presencialidades distintas, constituindo diferenciadas formas de operar os processos de ensino e de aprendizagem. É nesse contexto que nos referimos a uma ecologia da presencialidade na Educação OnLIFE, ou seja, um particular tipo de presencialidade que muito além de estar vinculada à natureza espaço-temporal, geográfico e digital, apresentam-se como uma ecologia complexa de interações conectivas e hibridas não compreensíveis através as dicotomias real e virtual.  O artigo, por meio da apresentação das diversas tipologias tecnológicas da presença na educação, referindo a telepresença, a presença digital virtual, a presença relacional, cognitiva e social propõe a interpretação que nos espaços digitais ou híbridos instauram-se um novo tipo de situação social, tecnológica e informatizada, expressão de uma qualidade atópica das interações que associa as pessoas a dados, softwares e arquiteturas da informação.

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8667271
PDF (English)

Referências

DEWEY, John; BENTLEY, Arthur. F. Knowing and the known. Boston: Beacon Press, 1949.

DI FELICE, Massimo. Paisagens pós-urbanas: o fim da experiência urbana e as formas comunicativas do habitar. São Paulo: Annablume, 2009.

DI FELICE, Massimo. Redes sociais digitais: epistemologias reticulares e a crise do antropomorfismo social. Revista USP, v. 22, p. 6-19, 2012.

DI FELICE, Massimo. Net-ativismo: da ação social para o ato conectivo. São Paulo: Paulus, 2017.

DI FELICE, Massimo. A cidadania digital. São Paulo: Paulus, 2020.

FACEBOOK. Facebook is building the future of connection with lifelike avatars: The Codec avatars project is all about defying distance. 2019. Available at https://tech.fb.com/codec-avatars-facebook-reality-labs/ Access in may, 22, 2021.

FLORIDI, Luciano. The onlife manifesto: being human in a hyperconnected era. New York, Springer, 2015.

GLUCKMAN, Max. Analysis of a social situacion in modern Zululand. Bantu studies, vol. 14 Johannesburg: Witwatersrand University Press. 1940.

GOFFMAN, Erving. The neglected situation. American Anthropologist. Wiley, 1964.

GROF, Luciana; LURDES, Maria de; LEAL, Maria; FREITAS, Marco; FERNANDES, Teresa A teoria da distância transaccional. 2010. Available at https://bit.ly/3vAcqlS Access in may, 3, 2021.

GURGEL, Carlos. Reforma do Estado e segurança pública. Política e administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.

INGOLD, Tim. Lines: a brief history. Abingdon: Routledge, 2016.

LATOUR, Bruno. Políticas da natureza: como fazer ciência na democracia. Bauru: EDUSC, 2004.

MEYROWITZ, Joshua. No sense of place. New York: Oxford Univ., 1985.

MOORE, Michael Graham. Theory of transactional distance. New York: Routledge, 1993.

MORETTI, Gaia. Comunidades virtuais de aprendizagem e de prática em Metaverso. In: SCHLEMMER, Eliane et al. Comunidades de aprendizagem e de prática em Metaverso. São Paulo: Cortez, 2012.

PIAGET, Jean. Estudos sociológicos. Rio de Janeiro: Companhia Editora Forense, 1973.

RUMBLE, G. The planning and management of distance education. New York: St Martins Press. 1986.

SCHLEMMER, Eliane. Telepresença. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009. v. 1. 180p.

SCHLEMMER, Eliane; TREIN, Daiana; OLIVEIRA, Christoffer de. Metaverso: a telepresença em Mundos Digitais Virtuais 3D por meio do uso de avatares. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO - SBIE, 19., 2008. Anais...Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2008.

SCHLEMMER, Eliane; BACKES, Luciana. Aprender e ensinar em um contexto híbrido. São Leopoldo: UNISINOS, 2015.

SCHLEMMER, Eliane. AVA: Um ambiente de convivência interacionista sistêmico para comunidades virtuais na cultura da aprendizagem [Doctoral Thesis - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002. Disponível em: https://bit.ly/3utxitL Acesso em: may, 17, 2021.

SCHLEMMER, Eliane; MUSSE, Soraia Raupp; GARRIDO, Susane. Evaluation of conversational agents: Mariá And Et. In: CONGRESSO ÍBERO-AMERICANO INFORMÁTICA EDUCATIVA: TECNOLOGIA Y EDUCACIÓN DE LA MANO POR UN FUTURO MEJOR – RIBIE, 8., 2006. Anais…, San José, RBIE, 2007.

SCHLEMMER, Eliane; MUSSE, Soraia Raupp; GARRIDO, Susane; BORBA, Marcelo; BICA, Felipe; BOEHL, Fabio; ALMEIDA, Rodrigo. Mariá and ET: Evaluating Conversational Agents. In: WORLD CONFERENCE ON EDUCATIONAL MULTIMEDIA, HYPERMEDIA AND TELECOMMUNICATIONS (EdMedia) Montreal, 2005. Proceedings of …. VA: P. Kommers & G. Richards. v. 1. p. 792-799, 2005.

SCHLEMMER, Eliane; BACKES, Luciana. Learning in metaverses: co-existing in real virtuality. Hershey, PA: IGI Global, v. 1. 356, 2015.

TANSLEY Arthur George. The new psychology and its relation to life. London: Nabu Press ed., 2011.

TREIN, Daiana. (Re)construção de identidades digitais virtuais e telepresença: a mediação pedagógica em MDV3D. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo: UNISINOS, 2010.

VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; WAAL, Martjin de. The platform society. Oxford: Oxford University Press 2018.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.