Resumo
O desenvolvimento da digitalidade e da conectividade possibilitam, ao humano, novas formas de se fazer presente, em espaços de natureza digital ou ainda híbridos. O advento de plataformas e de ambientes digitais favorecem uma nova situação social tecnológica, resultado de uma ecologia não mais sujeitocentrica e de uma condição habitativa informatizada. No âmbito da Educação, essas novas formas de presença, potenciadas por metodologias e práticas inventivas digitais, engajam o humano em presencialidades distintas, constituindo diferenciadas formas de operar os processos de ensino e de aprendizagem. É nesse contexto que nos referimos a uma ecologia da presencialidade na Educação OnLIFE, ou seja, um particular tipo de presencialidade que muito além de estar vinculada à natureza espaço-temporal, geográfico e digital, apresentam-se como uma ecologia complexa de interações conectivas e hibridas não compreensíveis através as dicotomias real e virtual. O artigo, por meio da apresentação das diversas tipologias tecnológicas da presença na educação, referindo a telepresença, a presença digital virtual, a presença relacional, cognitiva e social propõe a interpretação que nos espaços digitais ou híbridos instauram-se um novo tipo de situação social, tecnológica e informatizada, expressão de uma qualidade atópica das interações que associa as pessoas a dados, softwares e arquiteturas da informação.
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