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Curadoria de conteúdo para EAD
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Ciência da informação
Curadoria de conteúdo
Educação a distância
Ensino superior

Como Citar

ROCHA, Daiana Garibaldi da; GOUVEIA, Luis Manoel Borges. Curadoria de conteúdo para EAD: percepções de professores universitários, bibliotecários, avaliadores do MEC e gestores. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023048, 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8667374. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8667374. Acesso em: 3 maio. 2024.

Resumo

A curadoria de conteúdo para a Educação a Distância (EAD) tornou-se, nos últimos anos, uma atividade frequente para professores, demandando o acompanhamento de gestores e profissionais da Educação. Por meio de um diálogo interdisciplinar entre as áreas da Ciência da Informação e da Educação, esta pesquisa apresenta a percepção de cinco stakeholders que atuam no ensino superior brasileiro privado em relação ao processo de curar conteúdo para a EAD: professores universitários, bibliotecários, avaliadores do Ministério da Educação, gestores de instituições de ensino superior (IES) e gestores de EdTech. O caminho metodológico escolhido foi uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa do tipo survey. As 29 perguntas realizadas foram alocadas em seis blocos: introdutório, curadoria, pedagógico, tecnologia, qualidade e final. De forma geral, os resultados mostram que, apesar de ser entendida como uma nova oportunidade profissional de atuação docente, a curadoria precisa ser melhor explorada na área educacional. Suas características, processos e ferramentas não são de conhecimento comum das equipes das IES, tampouco os indicadores de qualidade que devem compor o processo de curar conteúdo. Destaca-se, assim, a urgência da construção de manuais, modelos ou guias que auxiliem curadores de conteúdo para EAD na realização do processo, observando as características das diferentes modalidades de ensino e, principalmente, detalhando etapas, a fim de instrumentalizar os profissionais da área educacional.

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8667374
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