Banner Portal
A vida depois da escola
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF (English)

Palavras-chave

Educação de surdos
Linguagem de sinais
Formação contínua
Acessibilidade
Sociolinguística

Como Citar

DE MONTE, Maria Tagarelli. A vida depois da escola: educação de surdos e aprendizagem ao longo da vida na Itália. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 4, p. 866–881, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i4.8670247. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670247. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A maioria dos estudos em educação de S/surdos foca em crianças que estão em seus anos escolares. O objetivo disso é evidente: preparar professores de S/surdos para proporcionar a essas crianças os melhores meios possíveis de enfrentar a vida adulta. Esse também tem sido o objetivo da pesquisa em educação de S/surdos na Itália. Os estudos em educação de S/surdos e Língua de Sinais têm permitido a propagação de uma série de cursos de formação de professores e a criação de novas profissões no campo da educação que atendem às necessidades de crianças S/surdas de uma maneira apropriada. No entanto, enquanto a formação de  educadores para as necessidades de crianças S/surdas está melhorando, uma lacuna geracional permanece entre aqueles que foram educados em escolas especiais (agora com mais de 40 anos), adultos que foram educados sem ter um profissional especializado para se referir (entre 30 e 40 anos), e jovens adultos que tiveram todas as oportunidades para desenvolver suas habilidades, mas ainda lutam para superar as barreiras linguísticas ou socioculturais para melhorar profissionalmente no mundo dos adultos. Este artigo se detém à situação específica da aprendizagem ao longo da vida de adultos S/surdos italianos e estrangeiros, oferecendo um panorama da aprendizagem ao longo da vida de S/surdos na Itália e na Europa.

https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8670247
PDF (English)

Referências

AFFAIRS, U. N. D. O. E. A. S. Refugees and migrants with disabilities, 2022. Disponível em: https://www.un.org/development/desa/disabilities/refugees_migrants_with_disabilities.html . Acesso em: 2022 June 15.

BONANNO, S. et al. Manuale di lingua italiana per sordi stranieri. Torino: Cartman, 2013.

EUROPEAN COMMISSION, Statistics on migration to Europe, 25 April 2022. Disponível em: https://ec.europa.eu/info/strategy/priorities-2019-2024/promoting-our-european-way-life/statistics-migration-europe_en . Acesso em: 15 June 2022.

COUNCIL OF EUROPE, LANGUAGE POLICY. P. P. E. P. D. E. D. Common European Framework of reference for languages: learning, teaching, assessment. Companion volume with new descriptors. [S.l.]. 2018.

DE MONTE, Maria T. Semplificazione linguistica e commutazione di codice nella scrittura online di segnanti LIS esperti. Roma. 2015.

DE MONTE, Maria T. L2 education for foreign people who are Deaf: the role of Sign Language. The linguistic integration of adult migrants: some lessons from research. Berlin: De Gruyter Mouton in cooperation with the Council of Europe. 2017.

GIACOBINI, C. Il supporto scolastico all’autonomia e alla comunicazione. HandyLex, 2022. Disponivel em: http://www.handylex.org/schede/assistenti_autonomia_comunicazione.shtml . Acesso em: 20 jun. 2022.

GROVES, Katherine M.; DE MONTE, Maria T.; ORLETTI, Franca Assessing D/deaf students as visual L2 learners: from theory to practice. In: TSAGARI, D.; SPANOUDIS, G. Assessing L2 students with learning and other disabilities. [S.l.]: Cambridge Scholars Publishing, 2013.

LEESON, Lorraine Signed languages in education in Europe - a preliminary exploration. Strasbourg. 2006. http://www.coe.int/t/dg4/linguistic/Source/Leeson_EN.doc .

LEWIN, Kurt. Action research and minority problems. In: LEWIN, G. W. Resolving Social Conflicts. 1948. ed. New York: Harper & Row, 1946.

MARSCHARK, M.; SPENCER, P. E.; NATHAN, P. E. (Ed.). The Oxford Handbook of Deaf Studies, Language, and Education. USA: Oxford University Press, v. 2, 2010.

MARSCHARK, M.; SPENCER, P. E.; NATHAN, P. E. (Ed.). The Oxford Handbook of Deaf Studies, Language, and Education. USA: Oxford University Press, v. 1, 2010.

MARZIALE, Benedetta; MASSONI, Piera; CASELLI, Maria Cristina (Ed.). La sordità, prima informazione e consulenza. Una guida ai servizi. Roma: Edizioni Kappa, 2009.

MIGRATION, I. O. F. World Migration Report 2020. Geneva (Switzerland). 2019.

WORLD HEALTH ORGANIZATION Deafness and hearing loss, 1 Aprile 2021. Disponivel em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/deafness-and-hearing-loss . Acesso em: 13 June 2022.

RINALDI, Pasquale. Insegnare agli studenti sordi. Bologna: Il Mulino, 2015.

SECRETARY-GENERAL, OECD OECD skill strategy diagnostic reports. OECD. [S.l.]. 2012.

SHIELD, B. Hearing Loss - Numbers and Costs. Brunel University London. Londra. 2019.

STOKOE, William Sign language structure: an outline of the visual communication systems of the american deaf. Burtonsville: Linstok Press, 1993 (1960).

VOLTERRA, Virginia; ROCCAFORTE, Maria; DI RENZO, Alessio; FONTANA, Sabina Descrivere la lingua dei segni italiana. Una prospettiva cognitiva e sociosemiotica. Bologna: Il Mulino, 2019.

LAWS

Law 118/1971 – "Conversione in legge del D.L. 30 gennaio 1971, n. 5 e nuove norme in favore dei mutilati ed invalidi civili.", passed on March 30, 1971 and published on the Gazzetta Ufficiale 82 on April 2, 1971.

/1958 – “Norme per l'assunzione obbligatoria al lavoro dei sordomuti.”, passed on March 13, 1958. Published on Gazzetta Ufficiale n. 91 on April 15, 1958.

/1999 – “Norme per il diritto al lavoro dei disabili”, passed on March 12, 1999. Published on Gazzetta Ufficiale, n. 68 of March 23, 1999, ordinary supplement n. 57.

DPR 970/1975 – Decree of the President of the Republic, “Norme in materia di scuole aventi particolari finalità”, passed on October 31, 1975, and published on the Gazzetta Ufficiale n. 104 on April21, 1976.

Law 517/1977 – “Norme sulla valutazione degli alunni e sull'abolizione degli esami di riparazione nonché altre norme di modifica dell'ordinamento scolastico”, passed on August 4, 1977, and published on Gazzetta Ufficiale n. 224 on August 18, 1997.

Law 104/1992 - “Legge quadro per l’assistenza, l’integrazione sociale e i diritti delle persone handicappate”, passed on February 5, 1992, and published on the Gazzetta Ufficiale n. 39 on February 17, 1992, ordinary supplement n.30

Law Decree of March 22, 2021, n. 41 (so called “Decreto Sostegni”), converted to law, with changes, on May 21, n. 69.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.