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Psicanálise, educação e distopia
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Psicanálise
Educação
Distopia
Linguagem
Transmissão

Como Citar

MILMANN, Elaine; MOSCHEN, Simone Zanon; KIERNIEW, Janniny Gautério; FRÖHLICH, Cláudia Bechara. Psicanálise, educação e distopia: sobre os efeitos dos modos de operar na/a linguagem. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023007, 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8670554. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670554. Acesso em: 8 maio. 2024.

Resumo

Diante do que podemos nomear como uma crise de linguagem que povoa e corrói nosso laço social, num Brasil que vê autoridades públicas minarem a diferença inassimilável que sustenta a estrutura simbólica e organiza aquilo que compartilhamos como realidade, urge que possamos voltar nosso pensamento para os efeitos concretos que os modos de operar a linguagem produzem, seja na subjetividade das gerações que formamos, seja no mundo que estamos por lhes legar. Neste artigo, buscamos, ao recuperar elementos da psicanálise freudiana e lacaniana – e a concepção de linguagem que lhes dá sustentação –, articular uma reflexão crítica sobre as incidências de operações sobre a linguagem – e sua transmissão – no desenho do mundo que compartilhamos. A revisita ao trabalho de Klemperer sobre a linguagem do Terceiro Reich e ao romance de George Orwel, 1984, permite ao texto relacionar operações sobre a linguagem e a memória com a estruturação de um laço social que prima pela produção do sentido único posto a serviço de poucos. Como forma de atualização desse debate, o artigo retoma fatos do Brasil recente que fornecem uma imagem do mecanismo que o texto busca problematizar. O trabalho acaba por apontar para a urgência de zelar pela abertura inventiva da linguagem de forma a restituir seu pulsar polissêmico e indica o fazer da poesia como um guia possível ao ensino que busca essa restituição.

 

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8670554
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Referências

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