Resumo
Os textos em que Roland Barthes mais se interrogou sobre o lugar que ocupava no interior das instituições académicas abrem, no campo pedagógico, a possibilidade fantasmática de imaginarmos um tempo em que não vivemos, aquele em que professores e alunos constituiriam, em conjunto e na pluralidade das suas respetivas vozes, uma comunidade de investigadores por vir. Este artigo procura capturar e problematizar a sua reiterada convicção de que a operação fundamental do trabalho académico consiste em experimentar o que ele mesmo apelidou de método de desapossamento, tanto no domínio da investigação como no da docência. Propomo-nos, assim, atravessar sistematicamente os escritos em que Barthes postulou a hipótese de entendermos o ensino como ato eminentemente poético, submetendo a nossa pesquisa a quatro grandes categorias: 1) a Fala, 2) a Escrita, 3), a Leitura e 4) o Viver Junto.
Referências
BARTHES, Roland. O prazer do texto. Lisboa: Edições 70, 1974.
BARTHES, Roland. Lição. Lisboa: Edições 70, 1979.
BARTHES, Roland. O grau zero da escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BARTHES, Roland. Oeuvres complètes: Livres, textes, entretiens (V vols). Paris: Seuil, 2002.
BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. São Paulo: Estação Liberdade, 2003a.
BARTHES, Roland. Como viver junto: Simulações romanescas de alguns espaços cotidianos. São Paulo: Martins Fontes, 2003b.
BARTHES, Roland. O Neutro. Anotações de aulas e seminários ministrados no Collège de France, 1977-78. São Paulo: Martins Fontes, 2003c.
BARTHES, Roland. Inéditos: Teoria (Vol. I). São Paulo: Martins Fontes, 2004a.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004b.
BARTHES, Roland. O grão da voz: Entrevistas (1962-1980). São Paulo: Martins Fontes, 2004c.
BARTHES, Roland. A preparação do romance: Da vida à obra (Vol. I). São Paulo: Martins Fontes, 2005a.
BARTHES, Roland. A preparação do romance: A obra como vontade (Vol. II). São Paulo: Martins Fontes, 2005b.
BARTHES, Roland. Crítica e verdade. Lisboa: Edições 70, 2007.
BARTHES, Roland; MARTY, Eric. Oral/Escrito. In: ROMANO, Ruggiero (Ed.), Enciclopédia Einaudi (Vol. XI, pp. 32-57). Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1987.
BARTHES, Roland; NADEAU, Maurice. Para/Ou onde vai a literatura. In: BARTHES, Roland et al. Escrever... Para quê? Para quem? (pp. 9-39). Lisboa: Edições 70, 1974.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital