Resumo
Este artigo tem como objetivo destacar a importância dos currículos nacionais oficiais quanto a sua contribuição para a qualidade dos programas de educação infantil. Isso porque orientam não apenas em termos de objetivos e formas de planejamento, o que é usual, mas também esclarecem as abordagens educativas que envolvem e os fundamentos ou referenciais teóricos que consideram. Ao mesmo tempo, como todo currículo é uma seleção cultural em sua essência, também permitem visualizar quais são as decisões de conteúdo a esse respeito. Desta forma, é feita uma revisão do desenvolvimento que estes instrumentos tiveram ao longo do tempo, suas abordagens, fundamentos e principais conteúdos, que na sua grande maioria correspondem a uma orientação da pedagogia moderna, sendo ainda poucos os que abordam construções mais atuais de tipo pós-moderno. Por isso, sugere-se abrir-se mais a esses critérios mais integradores e, em termos de conteúdo, assumir aqueles que decorrem das exigências dos complexos tempos atuais pós-pandemia, que visam ao desenvolvimento socioemocional, formação de valores, bem-estar holístico, aos objetivos da Agenda 2030 sobre o desenvolvimento sustentável, às questões de gênero e interculturais, entre outros, sem perder de vista a criança como sujeito de direitos e a sua aprendizagem.
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