Banner Portal
Revisão do desenvolvimento dos currículos nacionais oficiais para a Primeira Infância na América Latina e suas relações com as políticas públicas
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Currículos oficiais
Primeira infância
História da educação infantil
Educação moderna e pós-moderna

Como Citar

PERALTA ESPINOSA, Maria Victoria. Revisão do desenvolvimento dos currículos nacionais oficiais para a Primeira Infância na América Latina e suas relações com as políticas públicas. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023070, 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8672748. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8672748. Acesso em: 5 maio. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo destacar a importância dos currículos nacionais oficiais quanto a sua contribuição para a qualidade dos programas de educação infantil. Isso porque orientam não apenas em termos de objetivos e formas de planejamento, o que é usual, mas também esclarecem as abordagens educativas que envolvem e os fundamentos ou referenciais teóricos que consideram. Ao mesmo tempo, como todo currículo é uma seleção cultural em sua essência, também permitem visualizar quais são as decisões de conteúdo a esse respeito. Desta forma, é feita uma revisão do desenvolvimento que estes instrumentos tiveram ao longo do tempo, suas abordagens, fundamentos e principais conteúdos, que na sua grande maioria correspondem a uma orientação da pedagogia moderna, sendo ainda poucos os que abordam construções mais atuais de tipo pós-moderno. Por isso, sugere-se abrir-se mais a esses critérios mais integradores e, em termos de conteúdo, assumir aqueles que decorrem das exigências dos complexos tempos atuais pós-pandemia, que visam ao desenvolvimento socioemocional, formação de valores, bem-estar holístico, aos objetivos da Agenda 2030 sobre o desenvolvimento sustentável, às questões de gênero e interculturais, entre outros, sem perder de vista a criança como sujeito de direitos e a sua aprendizagem.

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8672748
PDF (Español (España))

Referências

AGÜERRONDO, Inés. La calidad de la educación ejes para su definición y evaluación. Colección: La Educación, n. 116, EDUCOAS, OEA, 1993.

BAUMAN, Zygmunt. Ética posmoderna. México: Editorial Siglo XXI, 2005.

BOLÍVAR, A. Didáctica y curriculum: de la modernidad a la postmodernidad. Archidona, Málaga: Ediciones Aljibe, 2008.

BRAILOVSKY, Daniel. Pedagogía del nivel inicial: mirar el mundo desde el jardín. Buenos Aires: Novedades Educativas, 2020.

CASASSUS, J. Lenguaje, poder y calidad de la educación. Boletín UNESCO, n°50, 1999.

DAHLBERG, G., MOSS, P. y PENCE, A. Beyond quality in early childhood education and care. 2nd. London: Falmer Press, 1999.

DIDONET, Vital citado en: PERALTA, V.; SALAZAR. Calidad y modalidades alternativas en educación inicial. La Paz, Bolivia: MAYSAL, 2000.

HOYUELOS, Alfredo. La ética en el pensamiento y obra pedagógica de Loris Malaguzzi. Barcelona: Octaedro, 2009.

LAMA, Dalai. El arte de la felicidad. De Bolsillo, España, 2018.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN DE BOLIVIA. Programa de estudio educación inicial en familia comunitaria escolarizada, 2014.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN DE CHILE. Bases curriculares educación parvularia. 2001/2018

MINISTERIO DE EDUCACIÓN DE ECUADOR. Diseño curricular inicial. 2014.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN DE PANAMÁ. Currículo de la primera infancia. 0 a 3 años. 2014.

MINEDUC/ Subsecretaria de Educación Parvularia. Hoja de ruta educación parvularia. 2022-2026. Versión Ejecutiva.

MINEDUC. Desarrollo sustentable en educación parvularia Experiencias de aprendizaje en NT1 y NT2, Chile. 2016

NACIONES UNIDAS. Agenda para el desarrollo sostenible 2030. 2015

OREALC/UNESCO. Atención y educación de la primera infancia. Informe regional, América Latina y el Caribe. Santiago de Chile, 2010.

PERALTA, Victoria. Historia de la educación infantil. IIDEI, U. Central, Santiago, 2011.

PERALTA, V. Análisis comparativo curricular para la primera infancia en América Latina: estudio comparativo en Chile, Ecuador, México y Uruguay. IIEP, UNESCO, Bs.Aires, 2022.

RINALDI, C. “La escucha visible” en Escuelas Infantiles de Reggio Emilia. Historia, filosofía y un proyecto de trabajo, n.º 33. Buenos Aires, México: Novedades Educativas (0 a 5. La educación en los primeros años). 2001

SÁNCHEZ, C. Dilemas de la educación infantil. Publicaciones MCEP, v. 1. 2000.

SEARS, J. Y.; MARSHALL, D. Generational influences on contemporary curriculum thought. Journal of Curriculum Studies, v. 2, n. 32. 2000.

SEP. Educación Preescolar. México. 1880-1982.

UNESCO. ¿Qué se espera que aprendan los estudiantes de América Latina y el Caribe? Análisis curricular del Estudio Regional Comparativo y Explicativo (ERCE 2019). UNESCO biblioteca digital, 2020.

WOODHEAD, M. En busca del arcoíris: caminos hacia la calidad en programas a gran escala para niños pequeños desfavorecidos. La Haya: Fundación Bernard van Leer, 1996.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.