Banner Portal
Escolas municipais de educação infantil na cidade de São Paulo de 1989 a 1992
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF

Palavras-chave

Movimento de reorientação curricular
Educação infantil
Gestão democrática
Paulo Freire
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Como Citar

NASCIMENTO, Iracema Santos do. Escolas municipais de educação infantil na cidade de São Paulo de 1989 a 1992: o legado de Paulo Freire para o currículo e a gestão. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023068 , 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8672805. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8672805. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

Durante a administração da prefeita Luiza Erundina na cidade de São Paulo (1989-1992), tendo Paulo Freire e Mário Sérgio Cortella como secretários de educação, foram efetivadas diversas iniciativas voltadas para a melhoria da qualidade e democratização da educação paulistana. Uma delas foi o movimento de reorientação curricular, voltado para todas as etapas e modalidades da educação básica. Este artigo dedica-se a analisar como se deu essa reorientação nas escolas municipais de educação infantil (EMEIs), à luz dos princípios da teoria educacional freiriana. O objetivo é verificar como e se tais princípios se materializaram em ações concretas e quais teriam sido seus resultados nas políticas de educação infantil da cidade. O corpo de dados analisados compõe-se de documentos oficiais da secretaria municipal de educação (SME) de São Paulo e de depoimentos de educadoras que atuaram na equipe da SME durante o período estudado. Como referencial teórico, utilizam-se obras de Paulo Freire e de outros autores situados no campo das teorias críticas da educação. Dentre os achados, identificamos quatro princípios freirianos sustentando a reorientação curricular: dialogicidade, reflexão coletiva sobre a prática, movimento (transformação) e implicação (comprometimento subjetivo com o processo). Verificou-se que a reorientação curricular resultou em transformações positivas para a educação infantil e também para as outras etapas, como a significativa redução das taxas de repetência na 1a série. Por fim, reafirma-se a viabilidade do princípio constitucional da gestão democrática sustentar a gestão educacional, tanto no nível central dos sistemas quanto no nível das unidades escolares.

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8672805
PDF

Referências

CARDOSO, Maria José Teixeira. [Movimento de reorientação curricular]. WhatsApp: [trocas de mensagens privadas]. 25 fev. 2023. 19:29-19:56. 5 mensagens de WhatsApp.

DOMINGUES, Isaneide. O coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola. São Paulo: Cortez, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 148 p.

FREIRE, Paulo. Direitos humanos e educação libertadora: gestão democrática da educação pública na cidade de São Paulo. [Organização e notas Ana Maria Araújo Freire e Erasto Fortes Mendonça]. 2a. ed. Rio de Janeiro / São Paulo: Paz e Terra, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021 [1967]. 256 p.

AUTOR, 2020.

AUTOR, 2022.

SILVA, Zoraide Inês Faustinoni da. Trabalho com grupos de formação na gestão de Luiza Erundina e Paulo Freire (1989-1992). Homenagem a Luiza Erundina e Paulo Freire. Entrevista concedida à Rádio Madalena. Rádio Madalena, 2019. Disponível em: https://radiomadalena.com.br/luizaerundina-paulofreire/

SME. São Paulo. O movimento de reorientação curricular na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Documento 2. Dirigido aos educadores da Rede Municipal de Ensino. São Paulo, 1990A. (mimeo)

SME. São Paulo. Grupos de formação: uma (re)visão da educação do educador. Cadernos de Formação. Série Grupos de Formação. São Paulo, 1990B. (mimeo)

SME. São Paulo. Reorientação curricular das escolas municipais de educação infantil (1989-1992). São Paulo, 1992. (mimeo)

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Cortez, 2019. 320 p.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.