Experiência de EAD na formação de gestores educacionais: educação visual e construção de narrativas

Carlos Eduardo Albuquerque Miranda, Guilherme do Val Toledo Prado

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar a experiência de EAD da disciplina ‘Escola, Gestão e Cultura’ no ‘Curso de Especialização em Gestão Educacional’ (CEGE) oferecido pela Faculdade de Educação da Unicamp. A proposta de EAD desta disciplina é trabalhar com educação visual e produção de narrativas de professores. Utilizamos as ferramentas de comunicação do ambiente virtual TelEduc para implementar uma dinâmica pedagógica assincrônica de trabalho docente. Esta dinâmica se apresenta como alternativa à lógica de concomitância entre parte presencial e parte em EAD do CEGE. Os resultados apresentados permitem-nos refletir sobre as potencialidades pedagógicas das tecnologias de informação e comunicação e alguns posicionamentos em relação ao trabalho docente em EAD. 


Palavras-chave


Cultura. Educação a distância. Trabalho docente. Educação visual. Narrativa.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, M. J. Cinema: arte da memória. Campinas: Autores Associados, 1999.

BENJAMIN, W. A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. In: GAGNEBIN, J. M. (Org.). Magia e técnica, arte e política. São Paulo, SP: Brasiliense, 1993. p.166-196.

CAMARGO, A. L. F. Retratos fotográficos da educação: uma educação do corpo. Campinas, [s.n.], 2005. 58f.

CUNHA FILHO, P.; NEVES, A. M.; PINTO, R. C. O Projeto Virtus e a Construção de Ambientes Virtuais de Estudo Cooperativo. In: MAIA, C. ead.br: EAD na Brasil na era da Internet. São Paulo, SP: Anhembi Murumbi, 2000. p.53-72.

FORQUIN, J.C.. Relações entre gerações e processos educativos: transmissões e transformações. In: CONGRESSO INTERNACIONAL CO-EDUCAÇÃO DE GERAÇÕES. São Paulo, 2003. Anais... São Paulo: SESC, 2003. Disponível em:

http://www.sescsp.org.br/sesc/conferencias_new/subindex.cfm?Referencia=2835&ParamEn

d=5 Acesso em: dez.2008

GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. (Org.). Cartografias do trabalho docente. Campinas: Mercado de Letras; ALB, 1998.

LAROSSA, J. Agamenon e seu porqueiro – notas sobre a produção, a dissolução e os usos da realidade nos aparatos pedagógicos e nos meios de comunicação. In: LAROSSA, J. Pedagogia Profana – danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p.187-207.

PRADO, G. V. T., CUNHA, R. B. (Orgs) Percursos de Autoria: exercícios de pesquisa. Campinas: Alínea, 2007.

PRADO, G. V. T.; SOLIGO, R. (Org.) Porque escrever é fazer história: revelações, subversões e superações. Campinas: Alínea, 2007).

MIRANDA, C. E. A.; MOURA, R.; GRIBL, H. Os recursos de educação à distância e os desafios para escolas e universidades. In: SIMPÓSIO SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA MATERNA E LÍNGUA ESTRANGEIRA – II SILID E O SIMPÓSIO SOBRE MATERIAIS E RECURSOS DIDÁTICOS – I SIMAR, Rio de Janeiro, 2008. Anais II

SILID / I SIMAR. Rio de Janeiro, RJ: Departamentos de Letras e Artes & Design da PUC- Rio, 2009. 1 CD-ROM

SILID / I SIMAR. Reflexão de um Tempo e Diligências para Metodologias de Estudo de Imagens na Educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.33, n.1, p.99-115, jun./jun. 2008.

SOUZA, E. C. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro, RJ: DP&A; Salvador: UNEB, 2006.

VALENTE, J. A. Educação a Distância: Uma Oportunidade para Mudança no Ensino. In: MAIA, C. (Org.). ead.br: Educação a distancia no Brasil na era da Internet. São Paulo, SP: Anhembi Morumbi, 2000. p. 93-110. (Série universidade virtual).

VALENTE, J. A. Praticando e aprendendo sobre Educação a Distancia. In: MAIA, C. (Org.). ead.br: experiências inovadoras em educação a distancia no Brasil. São Paulo, SP: Anhembi Morumbi, 2003. p. 93-110. (Série Universidade Virtual).




DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v10i2.991

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 ETD - Educação Temática Digital

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ETD - Educ. Temat. Digit., Campinas (SP) - ISSN 1676-2592.