Banner Portal
O conflito da diferença na escola: uma visão psicanalítica
PDF

Palavras-chave

Differences. Psychoanalysis. School.

Como Citar

ARCHANGELO, Ana; OYAMA, Daniela Kitawa; POMPEU, Maria Lígia. O conflito da diferença na escola: uma visão psicanalítica. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 299–313, 2010. DOI: 10.20396/etd.v14i1.1254. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1254. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Vivemos em tempos de hegemonia do discurso sobre a inclusão, sobre o direito às diferenças, que, embora fundamental, tem gerado muito desconforto no interior das escolas. Este artigo procura demonstrar que o dilema entre a busca pela igualdade e a busca pela diferença não é falso para os moldes do discurso de uma agenda estritamente política; mas o é, de uma perspectiva social, desde que se leve em consideração que esta última não se dissocia de uma perspectiva psíquica. À luz do referencial psicanalítico kleiniano e bioniano, a diferença é concebida como o ponto de inflexão que inaugura o conflito e com ele coincide. A partir disso, o artigo discute que as instituições escolares revelam diferentes maneiras de acolher (ou não) o que cada um traz para a escola – suas particularidades, ansiedades, formas de sentir, de aprender, de desenvolver as diferenças –, acabando por oferecer, às reais necessidades dos sujeitos que ali estão, diariamente, distintas possibilidades de elaboração. São características de alguns perfis de instituição, os quais se descrevem como: a escola negligente; a escola homogeneizadora; a escola ingênua e a escola acolhedora. 

https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1254
PDF

Referências

BION, Wilfred Ruprecht. O aprender com a experiência. Trad. Paulo Dias Corrêa. Rio de Janeiro, RJ: Imago Ed, 1991. 146p.

KLEIN, Melanie. Inveja e Gratidão e outros trabalhos (1946-1963). Trad. Elias Mallet da Rocha, Liana Pinto Chaves (coordenadores) e colaboradores. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1991. 398 p.

HINSHELWOOD, Robert. D. Dicionário do pesamento Kleiniano. Trad. José Octavio de Aguiar Abreu. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992. 507p.

PIERUCCI, Antônio Flávio. Ciladas da diferença. São Paulo, SP: USP; Curso de Pós-Graduação em Sociologia; Editora 34, 1999. 224p.

RIVIERE, Joan. Introdução geral. In: KLEIN, Melanie et al. Os progressos da psicanálise. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara,1986. p. 11-47.

RUSTIN, Michel. A boa sociedade e o mundo interno: psicanálise, política e cultura. Tradução: Eliana Bastos Neves e Tânia Mara Zalcberg. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 2000. 284p.

RUSTIN, Michel. Reason and unreason: psychoanalysis, science and politics. London: Continuum, 2001. 248p.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.