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El conflicto de la diferencia en la escuela: Una visión psicoanalítica
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Palabras clave

Diferencias. Psicoanálisis. School.

Cómo citar

ARCHANGELO, Ana; OYAMA, Daniela Kitawa; POMPEU, Maria Lígia. El conflicto de la diferencia en la escuela: Una visión psicoanalítica. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 299–313, 2010. DOI: 10.20396/etd.v14i1.1254. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1254. Acesso em: 17 ago. 2024.

Resumen

Vivemos em tempos de hegemonia do discurso sobre a inclusão, sobre o direito às diferenças, que, embora fundamental, tem gerado muito desconforto no interior das escolas. Este artigo procura demonstrar que o dilema entre a busca pela igualdade e a busca pela diferença não é falso para os moldes do discurso de uma agenda estritamente política; mas o é, de uma perspectiva social, desde que se leve em consideração que esta última não se dissocia de uma perspectiva psíquica. À luz do referencial psicanalítico kleiniano e bioniano, a diferença é concebida como o ponto de inflexão que inaugura o conflito e com ele coincide. A partir disso, o artigo discute que as instituições escolares revelam diferentes maneiras de acolher (ou não) o que cada um traz para a escola – suas particularidades, ansiedades, formas de sentir, de aprender, de desenvolver as diferenças –, acabando por oferecer, às reais necessidades dos sujeitos que ali estão, diariamente, distintas possibilidades de elaboração. São características de alguns perfis de instituição, os quais se descrevem como: a escola negligente; a escola homogeneizadora; a escola ingênua e a escola acolhedora. 

https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1254
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Citas

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