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O Banco Mundial e as políticas de formação docente no Brasil
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Palavras-chave

Política educacional. Banco Mundial. Formação de professores. Educação básica

Como Citar

CASAGRANDE, Ieda Maria Kleinert; PEREIRA, Sueli Menezes; SAGRILLO, Daniele Rorato. O Banco Mundial e as políticas de formação docente no Brasil. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 3, p. 494–512, 2014. DOI: 10.20396/etd.v16i3.1311. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1311. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Discute a articulação entre as políticas de formação de professores e as interferências das agências internacionais multilaterais em especial o Banco Mundial (BIRD). Através de pesquisa documental, analisa documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC) sobre formação de professores, documentos do BIRD e da UNESCO. Visando a redução da pobreza e a formação para o trabalho, o alvo principal do BIRD é a Educação Básica para o que deverão se formar professores, cujas propostas se traduzem nas Diretrizes Curriculares, cujo foco é a “formação por competências”. Assim, as instituições formadoras voltam seus objetivos para adequar a força de trabalho aos ditames do capital,  transferindo a escola da esfera política para a esfera do mercado. 

https://doi.org/10.20396/etd.v16i3.1311
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