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Inclusão digital, controles, vigilâncias e linhas de fuga
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Palavras-chave

Inclusão digital. Controle. Cidadania. Educação.

Como Citar

SARAIVA, Karla. Inclusão digital, controles, vigilâncias e linhas de fuga. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 4, p. 922–941, 2016. DOI: 10.20396/etd.v18i4.8644449. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644449. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a noção de inclusão digital a partir da problematização da internet como um campo de lutas, onde se dá tanto a produção do comum pela multidão e a constituição de novos espaços de liberdade, quanto a ação de mecanismos de controle e de vigilância eletrônica que visam privatizar o comum e assujeitar os indivíduos. Sugere-se uma ampliação na noção de inclusão digital, superando um entendimento restrito à disponibilidade de acesso, ao letramento digital e à capacitação para o adequado uso dos recursos e incluindo a instrumentalização dos indivíduos com conhecimentos técnicos sobre o funcionamento da internet. Pretende-se com isso construir uma cidadania digital que possibilite a participação política efetiva na esfera das tecnologias digitais. Indica-se, ainda, a conveniência de realizar essa ação por meio das escolas, deslocando a noção de uma inclusão digital voltada para classes desfavorecidas para algo necessário a todos os alunos.

https://doi.org/10.20396/etd.v18i4.8644449
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