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#OCUPAISERJ: estratégias comunicacionais do movimento de ocupação do instituto superior de educação do Rio de Janeiro
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Palavras-chave

Movimento de ocupação. Autogestão discente. Ativismo político. Políticas educacionais.

Como Citar

SILVA, Andréa Villela Mafra da; MELO, Keite Silva de. #OCUPAISERJ: estratégias comunicacionais do movimento de ocupação do instituto superior de educação do Rio de Janeiro. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 19, n. 1, p. 119–140, 2017. DOI: 10.20396/etd.v19i1.8647817. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647817. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O artigo se propõe a apresentar a percepção de três alunas, oriundas dos segmentos do ensino médio e ensino superior, sobre o movimento de ocupação do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). O método utilizado neste texto, de cunho qualitativo, está fundamentado em entrevistas individuais que foram realizadas por meio de questões semiestruturadas, configurando um estudo de caso. A ocupação enquanto mobilização estudantil do ISERJ é uma ação político-educacional que emerge dos alunos como medida de enfrentamento às políticas do governo do Estado do Rio de Janeiro, no primeiro semestre de 2016. Concluímos que durante a ocupação do ISERJ o protagonismo dos estudantes desenvolvendo atividades culturais, somado à autogestão discente, superou as expectativas diante da complexidade deste movimento em que coabitaram alunos de segmentos distintos. Ademais, trouxe à comunidade do ISERJ novas aprendizagens por meio das assembleias e decisões coletivas que, de alguma forma, contribuíram com o ativismo político dos estudantes. 

https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8647817
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