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Publicações acadêmicas brasileiras sobre bullying: o que dizem os estudos acerca do tema?
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Palavras-chave

Educação.

Como Citar

ALMEIDA, Adriana Mesquita de; CABRAL, Raquel Larissa; GONÇALVES, Adriana Gimenes; PRODÓCIMO, Elaine. Publicações acadêmicas brasileiras sobre bullying: o que dizem os estudos acerca do tema?. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 3, p. 822–843, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i3.8651682. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651682. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar as publicações acadêmicas sobre violência escolar, especificamente sobre o fenômeno bullying, em revistas brasileiras da área da educação, em Língua Portuguesa, classificadas no estrato A1 de indexação Qualis - CAPES. Foram obtidas 26 revistas que se enquadravam nos critérios estabelecidos. Foi realizada uma busca no acervo digital dessas 26 revistas utilizando as palavras “violência”, “agressividade”, “agressão” e “bullying” no título, resumo e assunto. Foram excluídos artigos escritos em língua estrangeira, sem resumo disponível e classificados como ensaios, chegando a 297 artigos. Por meio da leitura dos resumos foram selecionados aqueles referentes ao âmbito educacional, identificando os que trataram da temática do bullying, totalizando 14 artigos, que foram lidos na íntegra para a realização de uma análise quali-quantitativa.

https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8651682
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