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As novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional das políticas públicas
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Palavras-chave

Políticas públicas de educação
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Resistência.

Como Citar

FRANÇA, Fabiane Freire; COSTA, Maria Luisa Furlan; SANTOS, Renata Oliveira dos. As novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional das políticas públicas: possibilidades de luta e resistência. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 21, n. 3, p. 645–661, 2019. DOI: 10.20396/etd.v21i3.8654687. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8654687. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender como o uso das novas tecnologias de informação e comunicação, na Educação Básica e sobretudo no Ensino Superior, pode se constituir como ferramenta de combate e resistência ao cenário atual de retrocessos e ataques ao sistema educacional público brasileiro. Para tanto, apresentamos uma discussão teórica sobre o uso das tecnologias na educação como forma de resistência. Com base na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96 e no Plano Nacional de Educação (2014) apresentamos os conceitos de educação, novas tecnologias e formação docente como palco de lutas e negociações para a aprovação de determinadas políticas. Explicitaremos algumas delas, tais como as políticas atuais voltadas à formação docente, assim como as mudanças ocorridas no Ensino Superior, em especial, uma reflexão da portaria 1.428/18 que permite que até 40% das disciplinas, dos cursos presenciais, possam ser ofertadas na modalidade de Educação a Distância. Diante desse novo cenário que se consolida por meio das tecnologias nos indagamos, ainda, como as chamadas fakes newsemergem em uma sociedade que não consegue ser crítica frente à avalanche de informação que circula em nível mundial. Torna-se possível entender que elas representam a falta de uma educação e conscientização voltada para a sociedade da informação e do conhecimento.

https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8654687
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