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Panorama das instituições de educação superior brasileira
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Palavras-chave

Ingresso
Censo
Educação especial
Educação superior
Reserva de vagas

Como Citar

ROCHA, Luiz Renato Martins da; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; LIZZI, Elisângela Aparecida da Silva. Panorama das instituições de educação superior brasileira: para alunos público-alvo da educação especial antes da Lei de Reserva de Vagas. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 3, p. 524–544, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i3.8660504. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8660504. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

As instituições de educação superior (IES) brasileiras, públicas e privadas, são formadas enquanto categoria administrativa por faculdades, centros universitários, universidades, institutos federais e Cefets, que somaram, em 2015, 8.027.297 matrículas, das quais 34.927 eram de estudantes público-alvo da educação especial (PAEE). Diante disso, objetivamos descrever o cenário das IES no ano de 2015, anterior à Lei de Reserva de Vagas para Pessoas com Deficiência, de 2016, caracterizando-as por meio dos microdados do Censo da Educação Superior, adotando a abordagem quantitativa e o método de base populacional. Com os resultados, foi possível traçar um perfil das IES frequentadas por estudantes PAEE no que diz respeito à organização acadêmica, à categoria administrativa e à mobilidade acadêmica e indicar as 10 IES (que oferecem cursos presenciais e/ou a distância) mais frequentadas pelos estudantes PAEE, gerando um “retrato” anterior à lei de reserva de vagas. Este estudo poderá servir como parâmetro para avaliações futuras que pretendam conhecer o impacto da referida lei nas matrículas de estudantes PAEE, bem como, por meio dos números/estatística, será possível conhecer melhor as características das IES brasileiras e, com isso, traçar políticas públicas para a efetivação do direito ao ingresso e permanência na Educação Superior de estudantes PAEE.   

https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8660504
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Referências

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