Banner Portal
Aves de corral y los aspectos transversales:Evaluación de un blog para la enseñanza de las clases de educación física
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

La educación física. Los temas transversales. Capoeira. Centro educativo.

Cómo citar

SILVA, Luciana Maria Fernandes; RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Aves de corral y los aspectos transversales:Evaluación de un blog para la enseñanza de las clases de educación física. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 87–106, 2013. DOI: 10.20396/etd.v15i1.1296. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1296. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

A internet, atualmente, é uma significativa fonte de informação, sendo necessária a construção de sites educacionais resultantes de pesquisas científicas que fomentem reflexões pedagógicas. É preciso também fundamentar possibilidades de relações entre os temas transversais, grandes problemas da sociedade que devem ser contextualizados na escola, na prática educativa. Na Educação Física, a capoeira, parte integrante da cultura corporal de movimento, deve também ser abordada ao longo da prática pedagógica. Avaliou-se um blog desenvolvido para abordar os Temas Transversais e a Capoeira, levando-se em consideração a opinião de 23 professores participantes (12 mulheres e 11 homens, média de idade de 30 anos). Optou-se pela pesquisa qualitativa e análise de conteúdo a partir de um questionário desenvolvido para avaliar o blog. Dividiu-se a análise em duas categorias: apresentação do blog didático elaborado e análise dos resultados oriundos da avaliação dos participantes, sendo esta categoria dividida em 3 subcategorias: opiniões a respeito do design e da configuração do blog; interesse e motivação; considerações acerca dos temas transversais. Os resultados foram favoráveis quanto à coerência, à linguagem, a adequação do conteúdo ao tema e ao público-alvo, à visualização, à confiabilidade e o rigor conceitual do blog. Todos os participantes afirmaram ainda que utilizariam o conteúdo sugerido pelo blog para o desenvolvimento de suas aulas. A partir destes resultados, considera-se que o blog pode se tornar um material didático virtual, auxiliando os professores no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o fazer didático da Educação Física escolar.

https://doi.org/10.20396/etd.v15i1.1296
PDF (Português (Brasil))

Citas

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BORBA, M.; MALHEIROS, A. P. S.; ZULATTO, R. B. A. Educação a distância online. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

BRAGA, A. Personas materno-eletrônicas: feminilidade e interação no blog Mothern. Porto Alegre: Sulina, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física, 3o e 4o ciclos. Brasília: MEC, 1998.

CAMPOS, H. Capoeira na universidade: uma trajetória de resistência. Salvador: SCT/ EDUFBA, 2001.

DARIDO, S. C. et al. Livro didático na educação física escolar: considerações iniciais. Motriz, v. 16, n. 2, p. 450-457, 2010.

DARIDO, S. C. et al. Educação física e temas transversais: possibilidades de aplicação. São Paulo: Mackenzie, 2006.

DEMO, P. Aprendizagens e novas tecnologias. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física, Cristalina, GO, v. 1, n.1, p. 53-75, ago. 2009.

FALCÃO, J. L. C. O jogo da capoeira em jogo e a construção da práxis capoeirana. 2004. 393f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.

FORQUIN, J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

FREIRE, J. B. Prefácio. In: SILVA, G. O.; HEINE, V. Capoeira: um instrumento psicomotor para a cidadania. São Paulo: Phorte, 2008.

HUI-MIN LAI; CHIN-PIN CHEN. Factors influencing secondary school teachers’ adoption of teaching blogs. Computers & Education, Amsterdam, NE, v. 56, n. 4, p 948-960, may 2011.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

KOCH, I.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2006.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MERCADO, L. P. L. Integração das mídias nos espaços de aprendizagem. Em Aberto, Brasília, v. 21, n. 79, p. 17-44, 2008.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 3. ed. Campinas: Papirus, 2000.

OLIVEIRA, J. P. E.; LEAL, L. A. P. Capoeira, identidade e gênero: ensaios sobre a história social da capoeira no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2009.

RODRIGUES, L. H. Educação física escolar e o meio ambiente: dimensões dos conteúdos. 2002. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade Humana) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2002.

ROBREDO, J. Manual de editoração. Brasília: ABDF; INL, 1981.

RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes, 1978.

SILVA, L. M. F.; DARIDO, S. C. A Capoeira na educação física escolar: análise de algumas propostas curriculares estaduais brasileiras. In: CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - CONPEF, 5., 2011, Londrina. Anais... Londrina: CONPEF, 2011.

SILVA, L. M. F.; GONZALEZ, R. H. A Capoeira e a teoria da autodeterminação. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v. 15, n. 150, nov. 2010. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd150/a-capoeira-e-a-teoria-da-autodeterminacao.htm. Acesso em: 09 ago. 2011.

SILVA, G. O.; HEINE, V. Capoeira: um instrumento psicomotor para a cidadania. São Paulo: Phorte, 2008.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.