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Capoeira e temas transversais: avaliação de um blog didático para as aulas de educação física
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Palavras-chave

Educação física escolar. Temas transversais. Capoeira. Site educacional

Como Citar

SILVA, Luciana Maria Fernandes; RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Capoeira e temas transversais: avaliação de um blog didático para as aulas de educação física. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 87–106, 2013. DOI: 10.20396/etd.v15i1.1296. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1296. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A internet, atualmente, é uma significativa fonte de informação, sendo necessária a construção de sites educacionais resultantes de pesquisas científicas que fomentem reflexões pedagógicas. É preciso também fundamentar possibilidades de relações entre os temas transversais, grandes problemas da sociedade que devem ser contextualizados na escola, na prática educativa. Na Educação Física, a capoeira, parte integrante da cultura corporal de movimento, deve também ser abordada ao longo da prática pedagógica. Avaliou-se um blog desenvolvido para abordar os Temas Transversais e a Capoeira, levando-se em consideração a opinião de 23 professores participantes (12 mulheres e 11 homens, média de idade de 30 anos). Optou-se pela pesquisa qualitativa e análise de conteúdo a partir de um questionário desenvolvido para avaliar o blog. Dividiu-se a análise em duas categorias: apresentação do blog didático elaborado e análise dos resultados oriundos da avaliação dos participantes, sendo esta categoria dividida em 3 subcategorias: opiniões a respeito do design e da configuração do blog; interesse e motivação; considerações acerca dos temas transversais. Os resultados foram favoráveis quanto à coerência, à linguagem, a adequação do conteúdo ao tema e ao público-alvo, à visualização, à confiabilidade e o rigor conceitual do blog. Todos os participantes afirmaram ainda que utilizariam o conteúdo sugerido pelo blog para o desenvolvimento de suas aulas. A partir destes resultados, considera-se que o blog pode se tornar um material didático virtual, auxiliando os professores no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o fazer didático da Educação Física escolar.

https://doi.org/10.20396/etd.v15i1.1296
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