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Educatión popular en la fijación del movimiento de sem-tierra: la inclusión y una vez popular segmento de voz
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Palabras clave

Educación Popular. La inclusión. Voz. segmentos populares

Cómo citar

ROSA, Geraldo Antonio da. Educatión popular en la fijación del movimiento de sem-tierra: la inclusión y una vez popular segmento de voz. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 127–144, 2013. DOI: 10.20396/etd.v15i1.1298. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1298. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumen

Este trabalho se propõe analisar a Educação Popular destacando sua importância dentro da realidade social, política e econômica de nossa sociedade, procurando estabelecer relações quanto a sua importância no sentido de oferecer ferramentas para que os excluídos possam dizer a sua palavra. O tema desta reflexão é muito relevante diante da situação dos países da América Latina, nos quais as conquistas na maioria das vezes, aconteceram e acontecem através de lutas das camadas populares organizadas em movimentos sociais. Também será efetuado reflexões, a partir de pesquisa é desenvolvida no Assentamento 1º de Maio, no Município de Curitibanos (SC). Neste local residem pessoas vindas de outros municípios e do meio rural de curitibanos e região. Para alcançar este intento, traçaram-se os seguintes objetivos específicos: caracterizar conceitualmente a educação popular; historicizar o processo de formação do Assentamento 1º de Maio no Município de Curitibanos ; descrever o projeto de Educação Popular, estabelecendo relações com o processo de efetiva participação da comunidade do referido Assentamento. Esta trabalho se propõe ainda, desmistificar a realidade dos assentamentos, trazendo para reflexões a experiência educacional desenvolvida no Assentamento 1º de maio.. Quanto aos objetivos classifica-se como exploratória; quanto aos procedimentos de coleta de dados é uma pesquisa bibliográfica, de campo e estudo de caso. Quanto aos instrumentos e técnicas de coleta de dados, foram utilizados a entrevista e diário de campo. Espera-se com este projeto, levantar os referenciais teóricos e metodológicos de educação popular desenvolvido pelo Movimento dos Sem Terra.

https://doi.org/10.20396/etd.v15i1.1298
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