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A mudança da linguagem matemática para a linguagem Web e as suas implicações na interpretação de problemas matemáticos
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Palavras-chave

Educação matemática. Comunicação. Tecnologia. Linguagem Web

Como Citar

KALINKE, Marco Aurelio; ALMOULOUD, Saddo Ag. A mudança da linguagem matemática para a linguagem Web e as suas implicações na interpretação de problemas matemáticos. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 201–219, 2013. DOI: 10.20396/etd.v15i1.1302. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1302. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo central verificar de que forma o emprego da linguagem usualmente aplicada em ambientes web, no lugar da linguagem simbólico-matemática, pode interferir na interpretação de problemas matemáticos formulados com o uso da “linguagem web”. Para responder a essa questão, realizamos uma pesquisa qualitativa mesclada com aspectos quantitativos que podem contribuir para o entendimento dos fenômenos envolvidos. A análise dos dados levantados nos permitiu perceber que a linguagem usualmente utilizada em ambientes web, conjugada à mídia em que ela se insere, pode trazer problemas de interpretação e compreensão dos enunciados dos problemas. Percebemos que as dificuldades são mais evidentes quando usada a mídia computador, em relação à mídia papel. Concluímos que os sujeitos conseguem interpretar de forma correta os enunciados propostos em linguagem usualmente utilizada em ambientes web, também conseguem utilizar o computador para resolver problemas que utilizam a simbologia matemática, desde que tenham acesso aos recursos necessários e que a junção da mídia computador com a linguagem usualmente utilizada em ambientes web apresentou dificuldades aos sujeitos participantes da pesquisa. Para sanar ou minimizar esses problemas, sugerimos que haja uma melhora na comunicação entre o usuário e o texto a ele apresentado. Para atender a essa sugestão, os textos utilizados em AVA devem ser elaborados com cuidado para que sejam scannable. O uso desses recursos na escrita do texto, se não garante a eliminação dos problemas observados, pode abrir uma nova perspectiva de análise para esses problemas.
https://doi.org/10.20396/etd.v15i1.1302
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