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Realidade virtual e formação de professores
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Palavras-chave

Formação de professores
Pedagogia
Realidade virtual
Tecnologia

Como Citar

FELKL, Ingrid Gehlen; DICKMANN, Ivo. Realidade virtual e formação de professores: contribuições, desafios e limites. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 2, p. 296–315, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i2.8659798. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8659798. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A realidade virtual é uma mídia que se constitui de simulações computacionais interativas. Devido às suas características e à possibilidade de simular vários contextos e situações, a realidade virtual pode contribuir de modo significativo para a formação de professores. A revisão da literatura evidenciou poucos estudos relacionados ao tema. Objetivou-se analisar a compreensão de discentes e docentes da licenciatura em Pedagogia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) sobre a realidade virtual e sua aplicação na formação de professores. Utilizou-se uma abordagem metodológica de cunho qualitativo e exploratório. Coletaram-se dados a partir de entrevistas despadronizadas com dezesseis participantes, sendo doze discentes e quatro docentes. A análise de dados se deu por meio da Análise de Conteúdo. Concluiu-se que os estudos sobre a realidade virtual e a formação de professores estão em estágio inicial. Porém, a tecnologia contribui para preparar os futuros professores para a inserção no mercado de trabalho, pois possibilita a experiência de situações que não são possíveis na realidade física.

https://doi.org/10.20396/etd.v24i2.8659798
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