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Motivações para a escolha da habilitação profissional em um curso de licenciatura em ciências exatas
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Palavras-chave

Pesquisa qualitativa
Fenomenologia
Formação de professores
Ciências exatas

Como Citar

COSTICHE, Samuel Willian Schwertner; WICHNOSKI, Paulo; BERTICELLI, Danilene Gullich Donin. Motivações para a escolha da habilitação profissional em um curso de licenciatura em ciências exatas . ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 2, p. 432–450, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i2.8660121. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8660121. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo visamos conhecer as motivações que influenciaram e/ou determinaram a escolha da habilitação profissional num curso de Licenciatura em Ciências Exatas de uma Universidade Pública do Paraná. A pesquisa é qualitativa-fenomenológica, guiada pela interrogação: quais fatores influenciam a escolha da habilitação profissional num curso de Licenciatura em Ciências Exatas de uma Universidade Pública do Paraná? Os dados nos permitem inferir que a escolha da habilitação profissional é motivada por fatores individuais, institucionais e sociais, e são amparadas, majoritariamente, em aspectos relativos ao passado acadêmico dos sujeitos. A figura do professor e a sua respectiva prática pedagógica revelaram-se influenciadoras dessa escolha, sendo capaz de reforçar, pôr em dúvida ou modificar as pré-disposições do sujeito.

https://doi.org/10.20396/etd.v24i2.8660121
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