Banner Portal
Estudo das ilustrações aplicadas a livros infantis
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF

Palavras-chave

Multimodalidade
Literatura infantil
Pesquisa bibliográfica

Como Citar

MICHELOTTI, Patricia; KNOLL, Graziela Frainer; BORTOLUZZI , Valeria Iensen; GHISLENI, Taís Steffenello. Estudo das ilustrações aplicadas a livros infantis: uma pesquisa bibliográfica a partir dos portais datacapes e scielo. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 4, p. 941–955, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i4.8664014. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8664014. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A literatura infantil é essencial para o desenvolvimento do adulto leitor, capaz de interpretar a sociedade em que está inserido. No entanto, deve-se considerar que, no livro infantil, as mensagens comunicacionais são resultado de textos e imagens que são complementares. Assim, esta pesquisa busca fazer um levantamento bibliográfico de pesquisas brasileiras que vêm trabalhando texto e imagens em livros para crianças de acordo, principalmente, com a teoria da multimodalidade de Kress e Van Leeuwen (1996). Para isso, foi realizado um levantamento nas bases de pesquisas científicas (Datacapes e Scielo) com o objetivo de mapear esses trabalhos e identificar os pontos altos dessas pesquisas, bem como as lacunas por elas deixadas. Como resultado, percebemos que ainda há um vasto campo a ser explorado em relação à multimodalidade, principalmente no que tange à análise de imagens em livros infantis.

https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8664014
PDF

Referências

ABREU, Ana Paula Bernardes. Revelações que a escrita não faz: a ilustração do livro infantil. Revista Baleia na Rede, v. 1, n.7, 2010. Disponível em: http://revistas.marilia.unesp.br/index.php/baleianarede/article/view/1519. Acesso em: 28 jun 2020.

ARAÚJO, Sammya Santos; PARENTE, Lya Oliveira da Silva Souza; ARAÚJO, Antonia Dilamar. A leitura da capa do livro Brincando de inventar na perspectiva da gramática do design visual. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. v. 19, n. 3, p. 711-731, 2019.

BELMIRO, Celia Abicali. A multimodalidade na literatura infantil e a formação de professores leitores. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 403-420, 2010.

CABRAL, Izaura da Silva. O lugar do leitor em A música dos bichos. Revista Espéculo. nº 45, jul./out., 2010. Disponível em: https://webs.ucm.es/info/especulo/numero45/leitorinf.html. Acesso em: 27 jun 2020.

CASTRO, Eliane Fernandes. A importância da leitura infantil para o desenvolvimento da criança. 2008. Trabalho científico de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Específica em Português). Universidade Estadual Vale do Acaraú, Vale do Acaraú, 2008.

DOMINGOS, Ana Cláudia Munari; KLAUCK, Ana Paula; MASTROBERTI, PAULA. Multimodalidade textual e formação do hiperleitor. In: FLORES, Onici Claro; GABRIEL, Rosângela. O que precisamos saber sobre a aprendizagem da leitura: contribuições interdisciplinares. Santa Maria: Ed. UFSM, 2017.

DONDIS, A. Donis. Sintaxe da linguagem visual. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Revista Educação & Sociedade. Ano XXIII, n. 79. ago., 2002. p. 257 - 272. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf

FREITAS, Neli Klix; ZIMMERMANN, Anelise. A ilustração de livros infantis - uma retrospectiva histórica. Revista DAPesquisa, Florianópolis, v.2, n.4, 2007. p. 330-337. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/16605. Acesso em: 27 jun., 2020.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KOCH, Ingedore G. V. Argumentação e linguagem São Paulo: Cortez, 1984.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história e histórias. 6 ed. São Paulo: Editora Ática, 2007.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atla, 2003.

MORAES, Giselly Lima. Do livro ilustrado ao aplicativo: reflexões sobre multimodalidade na literatura para crianças. Estudos de literatura brasileira contemporânea. n. 46, p. 231-253, jul./dez. 2015.

PALO, Maria José. A ilustração na produção literária infantil. Revista Fronteira Z, São Paulo, nº 9. dez de 2012. p. 188 - 200. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/fronteiraz/article/view/13036. Acesso em: 27 jun 2020.

RAMOS, Flávia Brocchetto; NUNES, Marília Forgearini. Efeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leitura. Revista Educar em Revista. n .48, Curitiba, abr./jun. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000200015. Acesso em: 27 jun. 2020.

RAMOS, Flávia Brocchetto; NUNES, Marília Forgearini. Ler literatura também é ler imagem? In: FLÔRES, Onici Claro; GABRIEL, Rosângela (Org.). O que precisamos saber sobre a aprendizagem da leitura: contribuições interdisciplinares. Santa Maria: Ed. UFSM, 2017. p. 109 - 122.

RAMOS, Flávia Brocchetto; PANOZZO, Neiva S. P.; ZANOLLA, Taciana. Imagem e palavra na leitura de narrativa. Perspectiva, Florianópolis, v. 29, n. 1, 245-262, jan./jun. 2011.

RAMOS, Flávia Brocchetto; TORNQUIST, Sandra Regina. Os bolsos do mundo - unindo palavra e ilustração. Revista Raído. Dourados, MS, v. 4, n. 7, jan./jun. 2010. p. 347 - 358. Disponível em: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/632. Acesso em: 27 jun., 2020.

ROJO, Roxane. Texto multimodal. In UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS. Glossário Ceale. 2014. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/ Acesso em: 19 jun., 2021.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.