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Condições educacionais e a exclusão digital na pandemia - 2020-2021
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Palavras-chave

Condições educionais
Educação pública municipal
Pandemia

Como Citar

JARDILINO, José Rubens Lima; SILVA , Marcelo Donizete da; SAMPAIO, Ana Maria Mendes; MATIAS, Breno Henrique. Condições educacionais e a exclusão digital na pandemia - 2020-2021: o caso da educação pública na Região dos Inconfidentes, MG. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 91–112, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i1.8665898. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665898. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como finalidade analisar as condições educacionais dos professores das redes públicas municipais da Região dos Inconfidentes - MG, frente a inclusão digital no período de pandemia. Para tanto, empenhou esforços analíticos formulados a partir de sessões de discussão temática junto aos professores da educação básica, gestores municipais e liderança sindical, pertencentes a rede municipal de ensino da referida região. Os resultados encontrados apontam para: 1) a falta de formação docente e aparato tecnológico para o uso do ensino remoto; 2) a importância de uma rede de ensino municipal própria, orientada e articulada a partir da interação, colaboração e representatividade dos seus envolvidos; 3) a necessidade de maior compreensão crítica-analítica sobre as propostas de inclusão digital, vinculadas a superação da pobreza e das desigualdades sociais; 4) a falta de autonomia dos municípios, revelada pela falta de redes de ensino próprias e dependência significativa do Estado.

https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665898
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