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Permanências e distanciamentos da formação inicial nas primeiras práticas docentes relacionadas à matemática
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Palavras-chave

Formação de professores. Anos iniciais. Ensino de matemática.

Como Citar

MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade. Permanências e distanciamentos da formação inicial nas primeiras práticas docentes relacionadas à matemática. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 376–394, 2013. DOI: 10.20396/etd.v15i2.1288. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1288. Acesso em: 1 jul. 2024.

Resumo

As primeiras experiências de professores do Ensino Fundamental após a formação inicial são comumente acompanhadas de inseguranças e embates relacionados às pressões estabelecidas nas escolas. O trabalho solitário e sem estímulos dos pares repercute em dificuldades para os professores iniciantes. Esta pesquisa analisa as contribuições que a cooperação, num contexto de práticas reflexivas e investigativas relacionadas à matemática podem trazer ao processo de constituição de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental em suas experiências docentes iniciais. O grupo colaborativo foi constituído pela pesquisadora e duas professoras: Mel, que exercia suas primeiras práticas docentes e Ana, que embora recém formada, era professora há dez anos, uma vez que havia cursado o magistério de 2º Grau que a habilitava a lecionar para os anos iniciais. Tomamos por base os estudos de Cochran-Smith e Lytle (1999), Marcelo (1998) e Schön (1992) relacionados à formação de professores. As análises apontam que o trabalho solitário interfere nas ações docentes e que a inserção em grupos colaborativos, as reflexões sobre as práticas, além de proporcionar a segurança docente, possibilita a teorização da prática.

https://doi.org/10.20396/etd.v15i2.1288
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