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Acompanhamento da interação e produção textual coletiva por meio de mineração de textos
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Palavras-chave

Desenvolvimento educacional. Tecnologia.

Como Citar

MACEDO, Alexandra Lorandi; BEHAR, Patricia Alejandra; AZEVEDO, Breno Fabrício Terra. Acompanhamento da interação e produção textual coletiva por meio de mineração de textos. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 67–83, 2014. DOI: 10.20396/etd.v16i1.1330. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1330. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta a ferramenta Rede de Conceitos desenvolvida a partir da tecnologia de mineração de texto. O principal objetivo é extrair e relacionar os termos tratados com maior incidência na produção textual e exibir o resultado através de um grafo. A Rede foi implementada no Editor de Texto Coletivo (ETC) que é uma ferramenta online que permite a produção de textos de forma síncrona ou assíncrona pelos autores. Este artigo descreve a aplicação da Rede tanto em produções textuais coletivas, quanto na ferramenta fórum. O intuito é de oferecer suporte para o professor gerenciar o alto volume de dados oriundos das negociações e construção do texto em um menor tempo que o demandado atualmente. Os resultados apontam que a Rede de Conceitos pode auxiliar o professor, pois possibilita a obtenção de indicadores sobre a qualidade da produção textual. Além disso, ele pode analisar as mensagens postadas nos fóruns, sem necessariamente ler todo o conteúdo deste material anteriormente.
https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1330
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Referências

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