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Aplicativo android como facilitador do ensino de ciências biológicas
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Palavras-chave

Ensino de biologia
Percepções de estudantes
Mobile learning

Como Citar

CARMELO, Fernando Biasi do Monte; GOMES, Paulo César. Aplicativo android como facilitador do ensino de ciências biológicas: o que pensam estudantes do ensino médio?. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 534–550, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i2.8657566. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8657566. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O uso adequado e inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação Móveis e Sem Fio (TIMS) pode favorecer de modo significativo diferentes possibilidades no processo de ensino-aprendizagem-avaliação no ensino de Biologia. Nosso objetivo central neste texto foi compreender como estudantes de uma escola de ensino médio público relacionam-se com as TIMS e, além disso, como percebem suas aprendizagens no componente curricular Biologia. Utilizamos um questionário auto administrado, o qual foi aplicado na presença do pesquisador, respondido por 220 participantes. Os resultados demonstraram que mais de 97% dos estudantes tem possuem acesso as TIMS, mais de 60% usam os smartphones por mais de seis horas/dia e 75% deles declararam gostar dos conteúdos biológicos. Contudo, o uso das TIMS, com finalidade pedagógica na sala de aula, é negado ou negligenciado por professores de Biologia.

https://doi.org/10.20396/etd.v23i2.8657566
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