Banner Portal
O entrelace da caricatura com as curvas de Bézier
PDF

Palavras-chave

Caricatura
Prática pedagógica
Computação gráfica
Design
Ensino de computação gráfica

Como Citar

DIAS, Josemeire Machado; SANTOS, Tarsis de Carvalho. O entrelace da caricatura com as curvas de Bézier: possibilidades no ensino de computação gráfica. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 4, p. 1079–1097, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i4.8659701. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8659701. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar uma Prática Pedagógica realizada com 28 alunos da disciplina Computação Gráfica II, do curso de Design da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, realizada no segundo semestre de 2019, em Salvador, Bahia. As observações foram pautadas em uma abordagem qualitativa de cunho descritivo do tipo Relato de Experiência. A elaboração da Prática teve como motivação as dificuldades de ensino enfrentadas face ao delineamento das seis disciplinas de Computação Gráfica do curso de Design, que ao se apresentarem como disciplinas subservientes às outras disciplinas do curso provocou um esvaziamento na apresentação de conteúdos, considerados fundamentais para a atuação do designer. A Prática denominada de “O entrelace da caricatura com as curvas de Bézier”  contribuiu para uma mudança no processo de ensino e aprendizagem instituído na disciplina, apresentando como principais resultados o aumento da colaboração em sala de aula, protagonismo do aluno e do professor na troca de estratégias para além do sugerido, elaboração de produtos com maior comprometimento e a transcendência das produções em sala de aula para outros espaços, que permitem a divulgação das atividades desenvolvidas no curso.  

https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8659701
PDF

Referências

AZEVEDO, Eduardo; CONCI, Aura. Computação gráfica. Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

COSTA, João. Guia – Curso básico de Caricatura. Personalidades do Esporte. São Paulo: On Line, 2015.

Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET). Projeto de Reconhecimento do Curso Bacharelado em Design. 2014.

Disponível em: http://www.dcet1.uneb.br/wp-content/uploads/2019/07/PROJETO-PEDAG%C3%93GICO-31.pdf. Acesso em: 13 abr. 2020.

FONSECA, Joaquim da. Caricatura: a imagem gráfica do humor. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1999.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, dez. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000300534&lng=en&nrm=is. Acesso em: 26 abr. 2019.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educação e Pesquisa, v. 41, n. 3, p. 601-614, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v41n3/1517-9702-ep-41-3-0601.pdf. Acesso em: 26 abr. 2019.

ISO Guide 2382. Parte 13. Disponível em: https://infostore.saiglobal.com/en-us/Standards/ISO-IEC-2382-13-1996-610379_SAIG_ISO_ISO_1399668/. Acesso em: 29 abr. 2020.

MACEDO, Roberto Sidnei. Currículo: campo, conceito e pesquisa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processo de criação. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

PENSIN, Daniela Pederiva; NIKOLAI, Dirciane. A inovação e a prática pedagógica no contexto da educação superior. Unoesc & Ciência - ACHS, Joaçaba, v. 4, n.1, p. 31-54, 2013. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/2737/pdf. Acesso em: 26 abr. 2020.

SILVA, Daniela Cardoso da. Humor e ensino: J. Carlos e a caricatura no ensino de história. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. São Leopoldo, RS: Unisinos, ano I, n. 1, jul. 2009.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.