Banner Portal
As telas da escola
PDF
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Formação de professores
Cinema
Ensino de geografia
Democracia
Pesquisa

Como Citar

OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao Machado de; NUNES, Flaviana Gasparotti; GIRARDI, Gisele. As telas da escola: cinema e professores de geografia - perguntas e reflexões em torno de uma pesquisa. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 293–314, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i2.8665269. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665269. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Neste texto de apresentação do dossiê homônimo, produzido pela Rede Internacional de Pesquisa “Imagens, Geografias e Educação”, trazemos as múltiplas facetas dos combates pela democratização do cinema, desde o acesso aos filmes em circulação, até o acesso à produção cinematográfica, passando pelos estudos e iniciativas para a intensificação da presença do cinema nas escolas. A pesquisa que sustenta os artigos do dossiê, realizada com mais de duzentos professores de geografia do Brasil, Argentina e Colômbia teve a  intenção de fazer perguntas para as respostas, uma vez que ela será mais potente para criar e deformar pensamentos se nos trouxer perguntas que nos ajudem a formular novas perguntas e problemas para os contextos educativos onde atuamos – para o lugar onde vivemos –, e que também pudessem ser tomadas como questões para outros contextos em que a educação estabelece relações diversas com o cinema. O questionário utilizado encontra-se anexo ao texto no qual argumentamos que a democratização estaria na possibilidade do avizinhamento entre cinema e educação se dar sem que um tipo de cinema seja implementado, mas sim que se proponha e incentive processos de experimentação com o cinema, fazendo com que cada escola possa vir a inventar sua própria maneira de fazer cinema.

https://doi.org/10.20396/etd.v23i2.8665269
PDF
PDF (Español (España))

Referências

ALMEIDA, M. J. Imagens e sons - a nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 1994.

ÂNGELO, R.H.; ÂNGELO, F.H. (Org.). Catálogo da 11ª Mostra de Cinema de Ouro Preto-CINEOP. Belo Horizonte: Universo Produções, 2016.

BARBOSA, C. O espaço do devir no documentário: cartografia dos encontros entre cinema e escola. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2016.

BERGALA, A. A hipótese-cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Book-link/CINEAD-LISE-FE-UFRJ, 2008.

BRUZZO, C. O cinema na escola: o professor, um espectador. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1995.

CAZETTA, V. As coreo-geo-grafias em Pina: para fazer a geografia dançar. Revista Entre Lugar, v. 4, p. 19-31, 2013.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil Platôs. v. 1. São Paulo: Editora 34, 1995.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil Platôs. v. 4. São Paulo: Editora 34, 1997.

DUARTE, R. Cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

ESCÓSSIA, L.; KASTRUP, V.; PASSOS, E. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Meridional, 2015.

FALCÃO, A. R.; BRUZZO, C. Lições com o cinema (Coleção). São Paulo: FDE, 1993.

FERRAZ, C. B.; NUNES, F. G. Ser professor: deformar e criar pensamentos. Revista Percursos, v. 13, n. 2, p. 94-113, 2012.

FERRAZ, C. B.; NUNES, F. G. (Org.). Imagens, geografias e educação - intenções, dispersões e articulações. Dourados: Editora da UFGD, 2013.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FRESQUET, A. et al. (Org.). Imagens do desaprender. Uma experiência de aprender com o cinema. Rio de Janeiro: Book-link/CINEAD-LISE-FE-UFRJ, 2007.

FRESQUET, A. (Org.). Cinema e educação: a lei 13.006 – reflexões, perspectivas e propostas. Ouro Preto: Universo Produções, 2015.

GIRARDI, G. Arte e mapeamento ou como fazer um mapa arder?. In: NUNES, F.G.; NOVAES, I.F. (Org.). Encontros, derivas, rasuras: potências das imagens na educação geográfica. Uberlândia: Assis, 2017.

GUIMARÃES, C. O que é uma comunidade de cinema? Revista EcoPós, v. 18, n. 1. p. 44-56, 2015.

HOLLMAN, V. “El agua vale más que el oro”: cine documental y conflictos ambientales en Argentina In: AZEVEDO, A. F.; CERAROLS, R. R.; OLIVEIRA JR, W.M. (Org.). Intervalo - entre Geografias e Cinemas. v.1. Braga: Editora da Uminho, 2015. p.201-228.

MASSEY, D. Pelo espaço – uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MIGLIORIN, C. Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2015.

MIGLIORIN, C. Cinema e clínica: notas com uma prática. Revista Metamorfose, v. 4, n. 4, p. 31-46, junho de 2020.

MIGLIORIN, C.; PIPANO, I. Cinema de brincar. Belo Horizonte: Relicário, 2019.

NAPOLITANO, M. Como ensinar cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.

OLIVEIRA JR, W. M.; GIRARDI, G. O cinema como diferença na linguagem do ensino de geografia: uma cartografia provisória. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 10, p. 45-66, 2020.

ORLANDI, L. Deleuze – entre caos e pensamento. In: AMORIM, A. C.; MARQUES, D.; DIAS, S. (Org.). Conexões: Deleuze e imagem e pensamento e.... Petrópolis, Campinas: DP et Alii, CNPq, p. 145-154, 2011.

PREVE, A. M. H. Perder-se: experiência e aprendizagem. In: CAZETTA, V. e OLIVEIRA JR, W. M. (Org.). Grafias do espaço: imagens da educação geográfica contemporânea. São Paulo: Editora Alínea, p. 257-277, 2013.

RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. Lisboa: Orfeu Negro, 2010.

RANCIÈRE, J. O mestre ignorante – cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

REIS JUNIOR, A. Cinema brasileiro na escola pública = reconhecimento na diferença. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2010.

RIBEIRO, D. Lugar de fala. São Paulo: Polen, 2019.

TABORDA, M. A.; RESTREPO, M.; HENAO, F. Reidentificación de la fotografía como una práctica pedagógica: configuración del concepto Lugafot. Dossiê Paisagens inundadas - experimentações escolares e(m) imagens. Revista Brasileira de Educação em Geografia. v. 3, n. 6, p. 47-67, 2013.

TEIXEIRA, I. A escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Wenceslao Machado de Oliveira Junior, Flaviana Gasparotti Nunes, Gisele Girardi

Downloads

Não há dados estatísticos.