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A responsabilidade e a responsividade docente em avaliações com os estudantes
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Responsabilidade e responsividade
Formação de professores
Ensino técnico
Avaliação

Como Citar

LUCAS, Giseli; PRADO, Guilherme do Val Toledo; CAETANO, Ana Paula. A responsabilidade e a responsividade docente em avaliações com os estudantes: contribuições Bakhtinianas para (auto) formação Responsabilidade e a responsividade docente em avaliações com os estudantes. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e024039, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8672034. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8672034. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este artigo é resultado das compreensões acerca da responsabilidade e da responsividade docentes sob uma perspectiva da filosofia do ato responsável, que teve como sujeitos professores, estudantes e pedagoga em momentos de (auto) formação. As discussões apresentadas contaram com a análise de dados obtidos através dos relatórios-narrativos, narrativas de docentes e avaliações dos discentes. Discutimos as práticas avaliativas em sala de aula e os conhecimentos sobre responsabilidade e responsividade construídos em neste processo. A referência a uma filosofia do ato responsável foi motivada pelos aspectos da alteridade desta filosofia e das relações potenciais do eu com o outro. A metodologia de pesquisa se apoiou na pesquisa narrativa em educação e na prática formativa. Como resultado, demostraremos os desdobramentos dos diálogos orientados e trocas de experiências entre os sujeitos sobre avaliação e os contributos para a formação responsável de professores da educação básica técnica e tecnológica.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672034
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