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Avaliação online no ensino superior
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Avaliação
STACK
Cálculo
Álgebra linear

Como Citar

SIPLE, Ivanete Zuchi; MORO, Graciela; BEUTER, Viviane; MANDLER, Marnei; VISEU, Floriano. Avaliação online no ensino superior: um olhar do professor de matemática para as potencialidades do STACK . ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e024029, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8672931. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8672931. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

A avaliação da aprendizagem suscita questões relevantes à prática docente. No ensino remoto, adotado em razão da Covid-19, o tema adquiriu novos contornos, com destaque para a avaliação mediada por tecnologias. Este estudo apresenta, num contexto de trabalho colaborativo entre docentes, as potencialidades da ferramenta STACK na avaliação da aprendizagem matemática dos alunos, nas disciplinas de Introdução ao Cálculo e Álgebra Linear, numa universidade pública. Adotando uma abordagem qualitativa e interpretativa, analisamos duas propostas avaliativas, implementadas no STACK, na procura de compreender os significados que os professores, de um grupo de trabalho entre pares, conferiram a avaliação mediada pela tecnologia. Dentre as potencialidades da tecnologia, ressalta-se o uso de diversas representações matemáticas, a randomização de questões e o feedback ao aluno, oportunizando-o identificar o seu erro e revisar conceitos; e ao professor diagnosticar as lacunas de aprendizagem dos alunos e ter subsídios para sua reflexão e tomada de decisão didática.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672931
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