A disciplina história da educação nas reformas curriculares da escola normal do Pará

Palavras-chave: História da educação, Reforma curricular, Escola normal

Resumo

Objetivou-se entender o processo de instituição da História da Educação enquanto disciplina integrante do currículo destinado a promover a formação do professor normalista no Estado do Pará; descrever e analisar a trajetória da História da Educação a partir das diversas reformas curriculares que afetaram o a formação do Professor Primário na Escola Normal/Instituto de Educação, no contexto paraense. Como se instituiu a disciplina História da Educação no currículo de formação do Professor Normalista no Pará? Quais os percursos dessa disciplina em decorrência das reformas curriculares que afetaram essa instituição educativa? Realizou-se pesquisa bibliográfica e documental, no período histórico de 1891-2017. Embora tenha sido instituída com estatuto próprio, sob a forma de disciplina autônoma, em diversas oportunidades a História da Educação foi excluída do currículo. Todavia, sua autonomia também sofreu empecilhos em diversas reformas curriculares, especialmente quando ocorreu a junção com a Filosofia da Educação.

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Biografia do Autor

Paulo Sérgio de Almeida Corrêa, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

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Publicado
2019-06-04
Como Citar
Corrêa, P. S. de A. (2019). A disciplina história da educação nas reformas curriculares da escola normal do Pará. Revista HISTEDBR On-Line, 19, e019029. https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653743