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Cultura e história da educação: diálogos com Michel de Certeau e E. P. Thompson
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Palavras-chave

História da educação. Cultura. Michel de Certeau. E. P. Thompson. Educação.

Como Citar

VIDAL, Diana Gonçalves; SALVADORI, Maria Angela Borges; COSTA, Ana Luiza Jesus da. Cultura e história da educação: diálogos com Michel de Certeau e E. P. Thompson. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019002, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8652780. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652780. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O artigo se propõe a explorar relações entre cultura e educação do ponto de vista histórico, recorrendo ao aporte de dois autores: Michel de Certeau e Edward Palmer Thompson. Apesar de em ambos a discussão sobre educação não figurar como tema central de pesquisa, a questão emerge em alguns de seus escritos. Por outro lado, cada vez mais estes autores têm se destacado como referência fundamental aos estudos sobre a escola e a educação por parte de historiadores da educação que abraçam a perspectiva da cultura como constitutiva da experiência dos sujeitos e das práticas sociais. Para discorrer sobre a questão, este artigo foi organizado em quatro partes. Na primeira, nos detemos nas razões que levaram De Certeau e Thompson a se interrogarem sobre a cultura nos anos 1960. Na segunda parte, abordamos o conceito de cultura para Michel de Certeau. Na terceira, o mesmo movimento é realizado para E. P. Thompson. Nos dois casos, a reflexão se entrelaça a vertentes da pesquisa em educação, evidenciando a proficuidade do uso da categoria para as análises históricas. Por fim, a título de comentários finais, traçamos aproximações e distanciamentos entre a concepção de cultura enunciada pelos dois autores, com o objetivo de subsidiar os estudos no campo.

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8652780
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