Banner Portal
Cuaderno escolar
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Cuadernos escolares
Historia de la educación
Historia cultural
ultura material escolar
Escuela profesional ferroviaria

Cómo citar

GANDIN, Rudá Morais; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. Cuaderno escolar: fragmentos del proyecto educativo de la red de viajes de Paraná-Santa Catarina en los años 40. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e021027, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8657394. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8657394. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumen

Este documento tiene como objetivo analizar el cuaderno de notas de Arlindo Gandin, utilizado en la Escuela Profesional de Ferrocarriles de Curitiba, desde la década de 1940, en el contexto de la Reforma de Capanema. El procedimiento metodológico adoptado fue la investigación bibliográfica y documental, basada en la historia oral. A modo de conclusión, este artículo trae reflexiones sobre los cuadernos escolares como objeto de investigación en la Historia de la Educación, así como también analiza la enseñanza proveniente del proyecto educativo implementado en la Escola Profissional Ferroviária, que apareció en general para satisfacer la demanda de mano de obra ferrocarriles de la región de Paraná.

https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8657394
PDF (Português (Brasil))

Citas

ABREU JUNIOR, L. de. M. Apontamentos para uma metodologia em cultura material escolar. Pro-Posições, v. 16, n. I (46), jan./abr. 2005. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2297/46-dossie-abreujuniorlm_.pdf. Acesso em: 20 set. 2019.

ARAGÃO, M.; TIMM, J. W.; KREUTZ, L. A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 18, n. 2, p. 28-41, maio/ago. 2013. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1900. Acesso em: 6 out. 2019.

BLOCH, M. Apologia da história, ou, o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BRASIL. Decreto nº 12.674, de 22 de junho de 1943. 1943b. Aprova o Regulamento dos Cursos de Formação e Aperfeiçoamento das Estradas de Ferro Administradas pela União, instituídos pelo Decreto-Lei nº 5.607, de 22 de junho de 1943. Rio de Janeiro, RJ. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1940-1949/decreto-12674-22-junho-1943-469051-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 23 out. 2019.

BRASIL. Decreto-lei nº 4.073, de 30 de janeiro de 1942. 1942a. Lei orgânica do ensino industrial. Rio de Janeiro, RJ. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4073-30-janeiro-1942-414503-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 24 out. 2019.

BRASIL. Decreto-lei nº 4.746, de 25 de setembro de 1942. 1942b. Institui, com personalidade própria de natureza autárquica a Rede de Viação Paraná-Santa Catarina e dá outras providências. Rio de Janeiro, RJ. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4746-25-setembro-1942-414822-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso: 23 out. de 2019.

BRASIL. Decreto-lei nº 5.607, de 22 de junho de 1943. 1943a. Dispõe sobre a organização de Serviços de Ensino e Orientação Profissional nas Estradas de Ferro Administradas pela União, e dá outras providências. Rio de Janeiro, RJ. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-5607-22-junho-1943-415719-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 23 out. 2019.

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

CORDOVA, T. Redações, cartas e composições livres: o caderno escolar como objeto da cultura material da escola (LAGES/SC - 1935). Hist. Educ. (Online), Porto Alegre, v. 20, n. 49, p. 209-226, maio/ago. 2016, Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/heduc/v20n49/2236-3459-heduc-20-49-00209.pdf. Acesso em: 03 out. 2019.

ESCOLANO BENITO, A. A escola como cultura: experiências, memória e arqueologia. Campinas, SP: Alínea, 2017.

GANDIN, A. Caderno da Escola Profissional Ferroviária Coronel Durival Britto Silva. Curitiba, 1947.

GVIRTZ, S.; LARRONDO, M. Os cadernos de classe como fonte primária de pesquisa: alcances e limites teóricos e metodológicos para sua abordagem. In: MIGNOT, A. C. V. (Org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2008.

LEMOS JÚNIOR, W. O ensino do canto orfeônico na escola secundária brasileira (décadas de 1930 e 1940). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 42, p. 279-295, jun. 2011. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/42/art18_42.pdf. Acesso em: 07 out. 2019.

MACHADO, M. L. B. Formação profissional e modernização no Brasil (1930-1960): uma análise à luz das reflexões teórico-metodológicas de Lucie Tanguy. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 97-114, jan./mar. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v33n118/v33n118a07.pdf. Acesso em: 23 out. 2019.

MENESES, U. B. O objeto material como documento. Reprodução da aula ministrada o curso Patrimônio Cultural: políticas e perspectivas. IAB/CONDEPHAAT, 1980. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4404484/mod_resource/content/1/BEZERRA%20DE%20MENESES%2C%20U.%20T.%20O%20objeto%20material%20como%20documento.pdf. Acesso em: 5 out. 2019.

OLIVEIRA, I. B. de. Aprendendo com os cadernos escolares: sujeitos, subjetividades e práticas sociais cotidianas na escola. In: MIGNOT, A. C. V. (Org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2008. p. 130-142.

PERES, E.; SOUZA, G. de. Aspectos teóricos-metodológicos da pesquisa sobre cultura material escolar: (im) possibilidades de investigação. CESAR, A. (org.). Cultura material escolar: a escola e seus artefatos (MA, SP, PR, SC, RS) – 1870/1925. São Luís: EDUFMA: Café & Lápis, 2011.

PETUBA, R. M. S. Experiências ferroviárias na cidade de Ponta Grossa (PR) (1955-1997). História e Perspectivas, Uberlândia, v. 51, p. 185-217, jul./dez. 2014. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/28892. Acesso em: 4 out. 2019.

RAZZINI, M. de. P. G. Instrumentos de escrita na escola elementar: tecnologias e práticas. In: MIGNOT, A. C. V. (Org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2008. p. 91-108.

SOUZA, R. F. de. História da cultura material escolar: um balanço inicial. In: BENCONSTTA, M. L. A. (Org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007.

VIEIRA, A. M. D. P. A história cultural e as fontes de pesquisa. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 61, p. 367-378, mar. 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640533. Acesso em: 10 set. 2019.

VIEIRA, A. M. D. P.; KÜSTER, E. O visível e o invisível nos cadernos escolares de uma aluna da terceira idade na EJA. Revista Teias, v. 19, n. 53, abr./jun. 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/33667. Acesso em: 7 out. 2019.

VIÑAO-FRAGO, A. Os cadernos escolares como fonte histórica: aspectos metodológicos e historiográficos. In: MIGNOT, A. C. V. (Org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2008. p. 15-33.

YOUNG, M. Para que servem as escolas? Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 5 out. 2019.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2021 Rudá Gandin. Alboni Vieira

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.