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Cadernos escolares
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Palavras-chave

Cadernos escolares
História da educação
História cultural
Cultura material escolar
Escola profissional ferroviária

Como Citar

GANDIN, Rudá Morais; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. Cadernos escolares: fragmentos do projeto educacional da rede de viação Paraná-Santa Catarina, na década de 1940. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e021027, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8657394. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8657394. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Neste trabalho, objetiva-se analisar o caderno de Arlindo Gandin, usado na Escola Profissional Ferroviária em Curitiba, da década de 1940, no contexto da Reforma Capanema. Adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e documental, com apoio na História Oral. À guisa de conclusão, esse artigo traz reflexões a respeito dos cadernos escolares como objeto de pesquisa em História da Educação, além de analisar o ensino proveniente do projeto educacional implantado na Escola Profissional Ferroviária, surgida em linhas gerais para atender à demanda por mão de obra qualificada das ferrovias da região paranaense.

https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8657394
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